Descobertas pegadas dos israelenses entrando em Canaã

alt
Arqueólogos da Universidade israelense de Haifa anunciaram ter desenterrado cinco composto de marcas de pegadas [foto] num sítio erigido pelos israelitas por ocasião de sua entrada inicial em Canaã.
A pegada tem muito significado como símbolo de proprieade de território (“a terra em que pisares”…). A Bíblia tem uma coleção de referência aos pés neste sentido.
Segundo o prof. Adam Zertal, da Universidade de Haifa, “a estruturas que descobrimos no vale do rio Jordam são os primeiros que o povo de Israel contruiu ao entrar em Canaã e demonstram o conceito bíblico de propriedade da terra com o pé”.
Ele crê que destas pegadas podem ser identificadas com o termo hebraico “gilgal”, usada para as assembléias, preparação para batalhas e rituais. Os sítios descobertos datam da primeira Idade do Bronze (séculos 13 e 14 antes de Cristo).
Áreas pavimentadas, alguns com dois metros de largura, foram encontradas ao lado das estruturas. Esta prática de circular as áreas cerimoniais numa procissão faz parte da cultura do Antigo Oriente.
Zertal afirma que “a Bíblia testifica a antiguidade destes compostos nos cerimoniais de Israel e as estruturas em forma de pé foram construídas por uma comunidade organizada que exercia uma liderança central”.