Roteiro para pequenos grupos — AINDA CANTO (Salmo 63)

“AINDA CANTO” (Salmo 63)

NOSSO ENCONTRO: Qual seu cântico e/ou hino preferido e por que?

EXALTAÇÃO: Ler o salmo 117, pensando nos motivos que temos para cantar louvores ao Senhor.

LOUVOR: Faça um momento de celebração, de louvor ao Deus através dos cânticos

EDIFICAÇÃO: Mensagem “AINDA CANTO” (Salmo 63)

PERGUNTAS E RESPOSTAS
1. A tradição diz que o Salmo 63 foi escrito no deserto. Qual o significado desta informação para nossas vidas?
R.: A qualidade de nossas vidas tem a ver com nossas atitudes diante da vida. O Salmo 63 vem de uma pessoa que aprendeu que “as circunstâncias não nos tornam quem somos, mas revela o que somos”.

2. Por que o amor de Deus é melhor do que a própria vida?
As coisas que Deus dá são muito boas, mas o Deus que nos dá as coisas é muito melhor. As coisas acabam, mas Deus não. O poeta não idolatra coisas. O poeta adora a Deus. O poeta não ama a Deus pelas coisas. O poeta está no deserto, onde parece que Deus não está, mas o poeta sabe que ninguém lhe pode separar do amor de Deus. Deus também está deserto, mesmo que faça frio, e os lábios batam um no outro.

3. Como podemos ajudar as pessoas a também cantar?
Mostrando o amor de Deus por meio de Jesus.
Mostrando o amor de Deus através de nossas ações concretas.

RESUMO DA MENSAGEM
A qualidade de nossas vidas tem a ver com nossas atitudes diante da vida. O Salmo 63, que vamos ler, é o registro da experiência de um homem diante das dificuldades, que não eram poucas como veremos. Ele é bem diferente daqueles que se deixam conduzir pelas circunstâncias. Ele aprendeu que “as circunstâncias não nos tornam quem somos, mas revela o que somos”.
Davi foi o que se tornou em função dos muitos desertos que habitou.

1. PODEMOS E DEVEMOS CANTAR MESMO QUE ESTEJAMOS NO DESERTO. O deserto é lugar para se cantar. Cantemos enquanto choramos por causa da violência (verso 9), por causa da mentira contra nós (verso 11). Não esperemos que a violência cesse. Não esperemos que a mentira se cale.
Quem canta vence. Quem não canta já perdeu. É como ir para uma entrevista de emprego sabendo que a vaga NÃO será sua.
A vitória começa com uma atitude de canto perante a vida, mesma no deserto (Filipenses 2.14). Quando não cantamos, murmuramos. A queixa ou murmuração é “a expressão de uma desordem e rebelião interna que agita o punho na face de Deus e repudia o Seu direito de governar, que questiona Seu amor e Sua sabedoria” (Dwight Pentecost).
2. QUANDO CANTAMOS, CRESCEMOS NO CONHECIMENTO DE DEUS E VEMOS SEU PODER E AMOR EM AÇÃO.

Quem canta demonstra que tem fome e sede de Deus.
Quem tem sede de Deus vê o amor, o  poder e a glória de Deus.
Quem tem sede de Deus bendiz a Deus.
Quem bendiz a Deus vê que a vida vale a pena. A vida é um dom de Deus.
Quem bendiz a Deus bendiz no interior do seu coração, mas canta também no coração do santuário, onde os que creem estão reunidos.
Quem canta sabe que o amor de Deus é melhor que a vida, que as coisas da vida, que as bênçãos da vida, que as vitórias da vida,  que as alegrias da vida.

3. CANTAMOS, DESENVOLVEMOS NOSSA CONFIANÇA EM DEUS
Estão caluniando você, confie em Deus. Não perca o seu tempo desfazendo as mentiras; confie em Deus. Você desmente uma, inventam outra. Deus lhe defende melhor, se você é verdadeiro.
Há situações que podem derrubar você? Confie em Deus. Estão tramando o mal contra você, confie em Deus. O amor de Deus, e não nenhum pensamento positivo, é a razão do otimismo. Seja otimista, porque você foi feito à imagem e semelhança de Deus.

4. COMPROMETAMO-NOS EM CANTAR
Para cantar, apegue sua alma a Deus. Agarre-se em Deus. Cole em Deus. O canto sairá dos seus lábios, mesmo no deserto.
Preferimos a nos apegar a coisas, que são palpáveis, mas elas se vão. Precisamos das coisas, mas não podemos dar a elas o valor que não tem.
Preferimos a nos apegar a pessoas, mas elas se vão. Assim como nós a decepcionamos, elas nos decepcionam. Um dia lhes somos importantes; no outro, já não somos.

Comprometa-se em ajudar as pessoas a terem razão para cantar.
O poeta assim o faz também porque quer que cantemos também. Ele escreve para que tenhamos a mesma experiência revigorante que teve.
Podemos fazer o mesmo. Podemos ajudar os outros a cantar. Podemos levar outros a terem experiência com Este Deus de amor.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO

Para ler a íntegra da mensagem, CLIQUE AQUI


REPRODUÇÃO — Autorizamos a reprodução deste conteúdo com a condição que seja citada a fonte nos seguintes termos: “Reproduzido do site “Prazer da Palavra”, de Israel Belo de Azevedo”, que pode ser ser acessado em
www.prazerdapalavra.com.br.