EU POSSO SER LUZ (Mateus 5.14-16)
NOSSO ENCONTRO: Você já visitou algum farol? Observou se estava ativo ou inativo?
EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 27 e agradecer a Deus por providenciar a nossa salvação através de Jesus. Salvos por ele, podemos ser luz em meio as trevas.
LOUVOR: Faça um momento de celebração, de louvor ao Deus através dos cânticos
EDIFICAÇÃO: MENSAGEM “EU POSSO SER LUZ” (Mateus 5.14-16)
PERGUNTAS E RESPOSTAS
1. Por que Jesus afirma que somos luz e não que devemos ser luz?
R.: Todos aqueles que já o receberam como Salvador e Senhor são luz. Sendo luz, devem iluminar o mundo.
2. O que o tem impedido de ser a luz que gostaria r em sua família, em seu trabalho, em sua vida?
R. Livre
3. O que aprendemos comparando Mateus 5.14-16 com Filipenses 2.15)?
R. Como filhos da luz, estamos no processo de nos tornar puros e irrepreensíveis, “filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada”, para a qual devemos brilhar. Se não brilharmos, as trevas crescerão.
RESUMO DA MENSAGEM
Quem nasceu na era da luz elétrica não conheceu um profissional já extinto: o acendedor de lampiões das ruas. Ele encantou gerações. Conta-se, por exemplo, que, quando jovem, o escritor Robert Louis Stevenson (1850-1894), autor da “Ilha do Tesouro”, estava numa noite fria, com a cabeça para fora da janela do seu quarto, olhando um acendedor de lampiões na rua. Quando foi repreendido pelo perigo que corria, ele respondeu:
— Olha lá: tem um homem escavando buracos nas trevas.
1. Jesus não diz que devemos ser luz. Ele diz que somos luz.
Esta é uma realidade que não se pode contestar, assim como uma cidade sobre uma montanha não tem como não ser vista. Se somos cristãos, as pessoas verão. Se não estão vendo, é porque não somos.
Jesus ensinou aos seus discípulos que a vida que precisamos viver é uma caminhada, que envolve dois processos: a salvação e a santificação.
Em termos práticos, quem tem certeza da sua salvação tem prazer em se por no caminho da santificação. Uma pessoa que não tem prazer em agradar a Deus, pondo-se no caminho da santificação, está enganada, redondamente enganada. Sim, estão enganadas essas pessoas que, por um dia terem tido uma experiência (emocional) de receberem a Jesus como Salvador e Senhor, confiam em sua salvação para continuarem servindo a si mesmas ou ao seu próprio ventre (Romanos 16.18)
2. Jesus não diz que devemos ser a luz do mundo. Ele diz que somos a luz do mundo. Ele espera que nossa luz brilhe.
Logo, a pergunta é se estamos ou não sendo luz. A pergunta é: para onde a nossa luz está levando o mundo?
Há muitos anos fui desafiado por um professor de Seminário (professor Reynaldo Purim). Ele dizia que o cristianismo era para estar na dianteira do mundo, não na rabeira. O cristão é para ser seguido, não para seguir.
Somos luz, mas podemos não brilhar ou brilhar pouco. Nossa lâmpada pode ser de 20, 50 ou 200 watts de potência. Quanto mais forte for, mais largos serão os buracos que fará nas trevas.
3. Como nossa luz pode brilhar ainda mais ou, se for o caso, voltar a brilhar?
Se você tem sido luz, deseje brilhar mais. Se a sua lâmpada está com 20 watts, queira ser uma de 50. Se está com 50, queira ser uma de 200.
O mundo precisa da sua luz.
Se você não tem sido luz, deseje ser luz. Este é o primeiro passo.
O segundo é verificar o que está impedindo que a luz chegue à sua lâmpada. Pode ser uma carga excessiva ou uma doença, física, emocional ou moral. Cuide-se. Trate-se.
DESAFIO FINAL
Somos acendedores de lampiões, que escavam buracos nas trevas.
Estamos no processo de nos tornar puros e irrepreensíveis, “filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida” (Filipenses 2.15-16a).
Que todos possamos ter desejos dignos de filhos da luz:
Quero que o caminho seja “como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia” (Provérbios 4.18)
Quero ser como João Batista: uma candeia (uma vela) que queima e irradia luz (João 5.35).
Quero que as pessoas me vejam e digam que Deus é existe e é bom.
Para ler MENSAGEM na íntegra, CLIQUE AQUI
Para assistir ao culto em que esta mensagem foi pregada, CLIQUE AQUI.