Encontrado túmulo em Belém do tempo de Abraão

alt

Palestina segura fragmento de osso humano achado em Belém (Foto: Tara Todras-Whitehill/AP)

Segundo reportam as agências internacionais de notícias, o setor de antiguidades da Autoridade Palestina anunciou a descoberta de uma tumba data de 2.000 antes de Cristo na cidade Belém.
A descoberta foi acidental, quando operários reformavam uma casa na cidade onde Jesus nasceu. (E aqui um detalhe: muitos jornais eletrônicos colocam a referência a Belém como a cidade onde Jesus TERIA nascido.) O antigo túmulo inocado contém potes de argila, pratos, contas e os esqueletos de dois humanos.
Mohammed Ghayyada, diretor do Ministério Palestino de Turismo e Antiguidades, disse que a tumba, de quatro mil anos, fornece uma visão de como eram os costumes funerários dos habitantes da área durante o período cananeu.
Trabalhadores que reformavam uma casa próxima à Basílica da Natividade encontraram um buraco que levava ao túmulo, que estava aproximadamente um metro abaixo do solo. Eles chamaram as autoridades, que fotografaram o achado antes de remover seu conteúdo.
Os especialistas dataram o túmulo no início da Era do Bronze, entre 1900 a.C e 2.200 a.C., época em que a maioria dos biblistas situa o patriarca Abraão.
O arqueólogo e historiador Stephen Pfann considera a descoberta “uma importante referência para a vida no período cananeu”, por daria uma visão de como era a área antes da época dos patriarcas bíblicos. Pfann acrescento que, embora muitos artefatos da época já sejam conhecidos, túmulos intactos são raros devido à pilhagem, ao longo dos séculos.