AO LER A BÍBLIA

Ao lermos a Bíblia, precisamos ter em mente que:

1. A Bíblia é um livros simples, porém complexo. Ela é simples porque suas mensagens são claras e suficientes para nos levar à salvação e nos trazer o conforto. Elas é complexas porque: é a Palavra de Deus, mas é palavra do homem. Paradoxalmente, a Bíblia é a Palavra de Deus porque é palavra do homem, tendo sido, pois, escrita de forma dinâmica. Ela é o testemunho de como Deus se relaciona com o homem.

2. A Bíblia é regra de fé e prática, mas não tem pretensões programáticas, seja para a política, seja para a ciência (se o fosse, já teria sido ultrapassada). Seu conteúdo é o projeto de Deus para o homem (individual e socialmente)

3. A leitura da Bíblia exige conhecimentos para que seja proveitosa no seu todo, e não apenas nas partes. Assim, ao lê, temos que evitar os perigos do:
. atomismo (lendo versículos isolados sem buscar o seu contexto e as intenções dos autores humanos e Deus)
. devocionalismo (fixando-se apenas na inspiração que os textos trazem, desconsiderando seus sentidos históricos e teológicos)
. historicismo (procurando nos textos apenas a informação histórica que contêm)
. apologismo (buscando versículos que apóiem afirmações doutrinárias, tanto individuais quanto denominacionais)

4. Por isto, a Bíblia tem que ser lida com as seguintes atitudes:
. em oração (ouvindo-a para ouvir Deus)
. com inteligência (comparando traduções, tomando o contexto da história em questão, lendo o texto à luz de toda a Bíblia, que não se contradiz)
. com o coração (para que Sua verdade penetre em nós)
. com coragem (mesmo que ela se volte contra nós, no plano individual ou no plano denominacional)

ISRAEL BELO DE AZEVEDO



REPRODUÇÃO — Autorizamos a reprodução deste conteúdo com a condição que seja citada a fonte nos seguintes termos: Reproduzido do site PRAZER DA PALAVRA, de Israel Belo de Azevedo, que pode ser ser acessado em www.prazerdapalavra.com.br.