WYCLIF E ALGUNS SETORES DA IGREJA EVANGÉLICA BRASILEIRA (Altair Germano)

WYCLIF E ALGUNS SETORES DA IGREJA EVANGÉLICA BRASILEIRA

John Wyclif (1320-1384) foi um dos grandes precursores da Reforma Protestante. Nasceu em Hipswell, Inglaterra. Estudou em Oxford onde tornou-se professor de teologia. Ordenou-se padre, recebendo dos papas diversos benefícios em igreja paroquias.

Ele foi um grande escritor, abordando temas como metafísica, teologia e lógica. Uma mente fertíl e brilhante, um pensador, um crítico de sua época. Suas idéias soaram como verdadeira bombas. Dentre as suas obras destacam-se: A tradução da Bíblia para o inglês, De civilis dominio, On the Pope, Of Prelates.

Sua sinceridade e integridade, sua inteligência, seu olhar crítico, dentre outras qualidades, não lhe calavam os lábios, nem lhe cessavam a escrita diante da crise moral e espiritual que assolava a igreja. Wyclif combateu corajosamente:

– As atitudes desregrada dos monges glutões e mulherengos;
– A sedução feita por padres, que corrompiam esposas, donzelas, viúvas e freira por todos os meios laacivos
– A exploração papal das riquezas da Igreja da Inglaterra;
– O acúmulo de propriedades por parte da igreja e do clero;
– A mensagem contraditória dos frades que pregavam pobreza e acumulavam riquezas;
– O luxo desfrutado pelo clero, fruto dos recebimentos pelos serviços religiosos, manifesto na forma como se exibiam montados em gordos cavalos com arreios de prata e ouro;
– A prática da simonia;
– O poder dos padres de ministrar sacramentos e de ouvir as confissões auricular;
– A venda de indulgências ou perdões falsos;
– A escandalosa rivalidade dos papas, numa luta desavergonhada pelo poder;

Para Wyclif, a única maneira de acabar com toda esta vergonha, era separar a Igreja de todas as posses materiais e de todo poder. Uma ação radical.

Lendo sobre Wyclif e a igreja de seu tempo, pude perceber as grandes similaridades com a igreja cristã de nossos dias.

A história nos prova de forma definitiva, que todas as vezes que a igreja conquistou algum nível de poder temporal, riquezas e outros benefícios, seus líderes se perderam em seus devaneios, ganância, avareza e concupiscências.

A igreja evangélica brasileira se enquadra perfeitamente neste perfil. Alguns de seus líderes na atualidade, assim como o clero da época de Wyclif (papas, arcebispos, bispos, padres e frades) :

– São glutões (vivem se deleitando em banquetes caríssimos);
– São mulherengos (vivem se metendo em escândalos sexuais);
– Estão acumulando um grande patrimônio pessoal através do pagamento dos serviços religiosos (em forma de dízimos e ofertas);
– Praticam a simonia (comércio das coisas sagradas) vendendo “indulgências modernas” (em vez de perdão de pecados, vendem a prosperidade e a vitória financeira por alguns reais), além de negociarem com cargos e funções na igreja e outras organizações cristãs;
– Abusam do luxo com seus carrões, mansões e outras posses;
– Brigam abertamente pelo poder, manifestando de forma pública suas rivalidades;

Assim como no passado, alguns tentam de todas as formas calar os reformadores, mas, como é raro reformadores silenciarem…

 

plugins premium WordPress