Leia reportagem de jornal americano sobre morte de Fanini

alt

Ex-presidente da Aliança Batista Mundial, Nilson do Amaral Fanini, morre no hospital Bedford

Por
JIM JONES
Especial para o Star-Telegram

O Rev. Nilson Fanini, um evangelista brasileiro e ex-presidente da Aliança Batista Mundial, morreu sábado (19 de setembro) no hospital Bedford hospital.
O Rev. Fanini, 77, estava em viagem para ver uma nova neta e visitar seus filhos quando ficou doente, disserram os amigos. Todos dos seus filhos vivem no Texas.
(…) Durante sua presidência na Aliança Batista Mundial, de 1995 a 2000, o Rev. Fanini enfatizou o evangelismo e a unidade cristã e se encontrou com líderes mundiais, do papa João Paulo II ao presidente cubano Fidel Castro, disse um amigo de longa data, o Rev. Perry Ellis, de Carrollton.
“Ele foi um homem de Deus e o ser humano muito mais gentil que conheci”, disse Ellis, um missionário batista aposentado e que trabalhou no Brasil com o Rev. Fanini em muitos projetos.
Quando Billy Graham foi ao Brasil, o Rev. Fanini foi convidado a ser o coordenador da cruzada, disse Ellis. O Rev. Fanini liderou suas próprias cruzadas em mais de 80 países, disse Ellis. Também, o Rev. Fanini pregava na televisão toda semana num pais de maioria católica por 34 anos, disse Ellis.
Ele recordou que a organização de Billy Graham deu ajuda financeira para ajudar o Rev. Fanini a iniciar seu ministério na televisão e no rádio.
O Rev. Fanini também fundou uma das maiores igrejas na América do Sul, a Primeira Igreja Batista de Niterói, com 7 mil membros, na região metropolitana do Rio de Janeiro, disse Ellis.
Depois de 40 anos, o Rev. Fanini aposentou-se do pastorado para fundar uma nova igreja. Ele foi pastor da Igreja Batista Memorial de Niterói até a sua morte.
Um dos braços do seu ministério na televisão foi uma organização beneficente chamada Reeencontro, que distribuía alimento e roupa, providenciava atendimento médico e oferecia treinamento profissional, disse Ellis.
Nascido em 18 de março de 1932, em Curitiba, Parana, Brasil, o Rev. Fanini graduou-se e direito pela Universidade Federal Fluminense, de acordo com o site da Encyclopedia Brittanica. Ele também se gradou no Southwestern Baptist Theological Seminary em Fort Worth nos idos dos anos 1950.
“Ele me disse que dirigiu um caminhão da Coca-Cola e trabalhou na construção civil para pagar seus estudos no Seminário”, disse A. Larry Ross, portavz de Billy Graham.
Ele deixa a esposa, Helga, a filha Margaret Aviles, de Bedford, e os filhos Otto Fanini, de Houston, e Roberto Fanini, of McKinney, e quatro netos.