Roteiro para Pequenos Grupos: EM QUE SOMOS ESPECIAIS (2Coríntios 1.20-22)

NOSSO ENCONTRO: Quando foi a última vez em que alguém fez com que você se sentisse uma pessoa especial?

 

EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 126, posteriormente ter um período de oração apenas de gratidão a Deus. Dê oportunidades para agradecimentos.

 

Período de Cânticos: Escolha cânticos que enfatizem o tema do encontro.

 

EDIFICAÇÃO:
EM QUE SOMOS ESPECIAIS

2Coríntios 1.20-22

 

“Pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus. Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir”. (2Coríntios 1.20-22)

Um psiquiatra escreveu: “Sei que Deus é amoroso e o seu amor é confiável. Sei disso pela via direta, por meio da experiência da minha vida. Houve inúmeras vezes em que duvidei, principalmente quando eu achava que a bondade de Deus significava que eu não seria atingido por coisas ruins. Mas tendo passado por sofrimento um número razoável de vezes, hoje sei que a bondade de Deus é algo muito mais profundo do que sofrimento e prazer — ela inclui as duas coisas”. (Gerald May)


PERGUNTAS

1. Temos conseguido aceitar que Deus nos ama também quando as coisas estão ruins?

R.: livre

2. O que quer dizer que somos ungidos e selados por Deus?

R.: Somos ungidos (salvos, honrados e separados) e selados (tratados por Deus como únicos).

 

3. O que Espírito Santo faz por nós, habitando-nos

Ele guarda nossos corações e mentes.

Ele garante o nosso futuro.

Ele nos ensina a dizer “amém” ao Pai e a Jesus Cristo.

(ROTEIRO PREPARADO POR SANDRA MARA DE SOUZA)

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 st1\:*{behavior:url(#ieooui) } /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:”Times New Roman”; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

RESUMO

 

EM QUE SOMOS ESPECIAIS

2Coríntios 1.20-22

 

Acreditams que somos especiais para Deus.

Até que comecem os problemas.

O que quer o apóstolo Paulo dizer quando nos chama de ungidos, selados e garantidos? (2Coríntios 1.20-22).

 

1. SOMOS ESPECIAIS  PORQUE FOMOS UNGIDOS POR DEUS

Primeiramente, Deus nos curou dos nossos pecados, pela morte de Jesus cruz, como escreve Pedro: Jesus “mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. (1Pedro 2.24).

Mais ainda, Deus nos olha como filhos amados, destila óleo sobre nossas cabeças, óleo de honra e óleo que nos perfuma, de modo que possamos ser vistos e cheirados, por causa da fragrância de Cristo (2Coríntios 2.14).

Somos, então, especiais também porque a unção de Deus significa que Ele tem expectativa para nós. O ungido é aquele que tem uma missão. Somos especiais para Deus porque Ele nos deixa uma missão: como Ele quer que a graça alcance o mundo, quer que sejamos os anunciadores, pela voz e pela vida, desta graça.

 

2. SOMOS ESPECIAIS PORQUE SOMOS PROPRIEDADE DE DEUS

Essa unção divina sobre nós estabeleceu um novo de relacionamento bem pessoal. Deixa de ser percebido como um Deus cósmico e genérico, para ser recebido como um Deus pessoal e específico. Deixamos de ser pessoas anônimas para sermos pessoas com nome e sobrenome, nome e sobrenome que Deus profere como quem entoa uma canção.

Há confiança neste relacionamento, mas há responsabilidade também, responsabilidade decorrente da gratidão e do senso de dever. Somos selados para a comunhão com Deus. Somos selados para viver de acordo com a confissão que fazemos de que Jesus é o nosso Senhor.

 

3. SOMOS ESPECIAIS PORQUE TEMOS GARANTIA QUANDO AO NOSSO FUTURO (“pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir”  — 2Coríntios 1.22b).

Não creio que tenhamos anjos da guarda, mas a Bíblia nos garante que o Espírito Santo habita em nós (2Timóteo 1.14). Presente em nós, Ele nos guarda o coração e a mente (Filipenses 4.7). Deus nos fortalece e nos guarda do Maligno (2Tessalonicenses 3.3).

Na verdade, “foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir” (2Coríntios 5.5).

 

4. SOMOS CONVIDADOS A DIZER “AMÉM” A CRISTO PARA A GLÓRIA DO PAI

Jesus diz “amém” quando confirma as promessas de Deus, promessas de salvação para nós, por meio de Jesus Cristo, e presença ao nosso lado, por meio do Espírito Santo. Jesus é o “amém” de Deus.

Nós dizemos “amém” quando aceitamos o oferecimento de Jesus Cristo na cruz por nós. Ele disse que tudo estava consumado, quando morreu. No plano da proposta, estava. No entanto, nós dizemos que o plano de Jesus está consumado quando dizemos “amém”, “é isto mesmo”, “sim, está claro que sou amado pelo Pai, como Jesus o foi..

Deus diz “amém” quando faz com que permaneçamos firmes em Cristo, num “amém” contínuo.

***

Você tem dito “sim” ao “sim” de Deus na sua vida?

Sua vida é “sim”, “sim”, sim com os lábios, sim com a vida?