PARA LER 2PEDRO
Por
ROBERTO ABREU DA COSTA
Título: Segunda Carta de Pedro
Capítulos: 3
Versículos: 61
Tempo aproximado de leitura: 10 minutos
Provavelmente Pedro se dirige a mesma comunidade da Primeira Carta, ou seja, a da Ásia Menor.
Pedro sabe que o seu fim está chegando e a carta vem novamente exortar e dar instruções. A fidelidade à doutrina apostólica é a principal preocupação de Pedro. Os falsos profetas apareceriam e com eles doutrinas que separariam os salvos em Cristo Jesus, da verdadeira doutrina. Ele se preocupava com perigos dentro da Igreja. Sua carta serve para nos alertar ainda hoje, principalmente com as falsas promessas e ilusões plantadas em corações aflitos e desesperados em busca de paz. Pedro tinha esta visão e a leitura do texto nos alerta a termos esta mesma visão, visão espiritual.
ESTRUTURA DA CARTA
Introdução 1:1-2
A vida cristã 1:3-21
Os falsos mestres 2:1-22
O Dia do Senhor 3:1-16
Conselhos finais 3:17-18
TEXTO QUE MAIS FALOU AO MEU CORAÇÃO:
A carta é pequena, fala aos nossos corações sobre a atenção que devemos ter com os falsos profetas e como devemos nos portar diante destas pessoas, contudo, gostaria de ressaltar o verso 19 do capítulo primeiro que diz: “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que vosso coração.”
TEXTO PARA MEMORIZAR:
Pedro finaliza nos dando um banquete de como vale a pena suportar e aguentar as aflições e perseguições de falsos profetas. Este banquete é a promessa de uma nova vida, de um novo céu, de uma nova terra e de um mundo mais justo.
Compensa guardar no seu coração, na sua mente, na sua alma este versículo: “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.” (3.13).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
HEALE, Broadus David. Introdução ao Estudo do Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2001.
MEARS, Henrietta C. Estudo Panorâmico da Bíblia. São Paulo: Editora Vida¸ 2003.
JEREMIAS, Joachim. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Editora Teológica, 2004.
Bíblia de Estudo Plenitude – Revista e Corrigida – SBB, 2007.