PARA LER A CARTA DE TIAGO
Por
ROBERTO ABREU DA COSTA
Título: Carta de Tiago
Capítulos: 5
Versículos: 106
Tempo estimado para a leitura: 30 minutos
Ler o livro (epístola) de Tiago é mergulhar no manual de uma vida pautada de acordo com o caráter cristão.
O autor é reconhecido como sendo um dos irmãos de Jesus Cristo; contudo, nos textos, não esboça intimidade como irmão. Sua visão de Jesus nos é comunicada com muito respeito e reverência, pois sabia que o Cristo era na realidade Deus! Ele se dirige a Jesus como Senhor e Cristo.
Tiago é enfático em nos exortar a sermos praticantes da palavra e não meramente ouvintes (1.22).
Assim, como toda Palavra é viva, parece que Tiago, ao escrever a epístola, está nos observando em pleno século 21, orientando-nos a como sermos cristãos autênticos e termos uma vida repleta de bênçãos ao seguirmos os ensinamentos ali apresentados.
ESTRUTURA
A leitura do livro nos leva a pensar. Devemos meditar em cada verso e lá encontraremos verdades profundas e, às vezes, duras para aqueles que estão distantes dos preceitos e condutas morais. A estrutura é elaborada com maestria, não deixando dúvidas sobre qualquer ponto, sobre qualquer verso ou capítulo. O autor procura levar o leitor a uma profunda meditação e ainda do início ao fim, estimulando-nos a nunca abandonarmos nossa fé em Cristo Jesus.
A FÉ NOS LEVA A VENCERMOS AS TENTAÇÕES (1.1-21)
Tiago se dirige aos judeus cristãos espalhados por toda parte, os quais estavam passando por grandes dificuldades e perseguições. Ele procura encorajá-los e dar-lhes ânimo. Um aspecto interessante ressaltado por Tiago se dá em relação à alegria que os crentes devem ter mesmo passando pelas mais diversas aflições: “tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações” (1.2). Não é o que observamos em nossos dias por aqueles que se dizem cristãos, pois muitos andam em busca de facilidades e também de resultados imediatos, como se nós estivéssemos isentos de qualquer tipo de sofrimento ou aflição. É contrario ao pensamento da teologia do imediatismo ou das “facilidades divinas”. O cristão deve estar preparado para todo o tipo de tentações, fortalecidos pela fé em Jesus Cristo. A fé nos conduzirá a um caminho de vitórias, nos conduzirá ao fortalecimento e principalmente a superar os obstáculos.
Encontramos também nos versos seguintes (1.5) que devemos buscar sabedoria vinda de Deus e quando orarmos devemos colocar nossas orações em prática. Tiago, neste momento, está dando uma aula de sabedoria e de obediência. Passa, então, a viver o que Jesus havia deixado como ensinamento, ou seja, sabedoria, oração e pratica. Não adiantaria levar o conhecimento ao próximo sem qualquer tipo de objetivo e seu objetivo era alcançar vidas levando amor.
Somente neste capítulo, encontramos um verdadeiro manancial, que nos bastaria para Espírito Santo continua a derramar sobre os nossos corações as mais belas recomendações.
A FÉ REVELADA E A PRÁTICA (Tiago 1. 22-26)
Ouvir, todos nós ouvimos; contudo, colocar em prática é a grande questão. Neste aspecto, Tiago é crucial nas suas recomendações: o que adianta alguém dizer que tem fé e não provar por suas ações? (1.22). Não basta ouvir, temos que praticar.
Em nossos dias, talvez a falta de prática seja um dos grandes problemas que nós enfrentamos. Os diversos fatores vividos por nós às vezes nos obrigam a não praticar aquilo que aprendemos nas igrejas ou em nossos lares. O mundo está violento e não nos sentimos seguros em praticar. Mas será que Tiago não vivia algo parecido? A pergunta que deveríamos fazer é se a nossa fé é suficiente para irmos adiante, para abrirmos nossos lares, dividirmos o pão, vestirmos o mendigo ou simplesmente abraçarmos um irmão que passa por um momento de dor.
A prática abrange tudo isto e ainda muito mais. Cabe a cada um de nós agirmos e crermos que podemos ser relevantes naquilo que queremos fazer, portanto, pratiquemos!
A FÉ REVELADA PELAS PALAVRAS (Tiago 3.1-18)
Este é um dos capítulos mais usados por nós crentes e inclusive por grupos não evangélicos. Ele nos dá uma dimensão do poder das palavras, o que elas podem produzir através da língua.
Tiago faz um apanhado do que a língua é capaz de causar. Sendo uma pequena parte do nosso corpo, ela tem um alto poder, tanto destrutivo quanto construtivo.
Tiago nos recomenda controlarmos nossa língua (3.2). Se conseguirmos dominá-la o resto é fácil! Através dela exaltamos a Deus, contudo, se não a dominarmos, amaldiçoaremos nosso irmão. O seu uso incorreto divide lares, igrejas, destrói amizades e até mesmo leva a morte, tanto espiritual quanto a material.
A FÉ E O CARÁTER (Tiago 4.1-17)
Mais uma vez Tiago nos exorta a vivermos de forma correta. Leva-nos a meditar sobre o nosso caráter. Será que temos o caráter de Cristo? Não adianta enchermos nossas bocas exaltando a Cristo, quando não vivemos de acordo com a sua vontade.
Devemos glorificar a Deus com o nosso caráter, com a nossa vida (4:1-3). O mundo deve nos olhar e ver o reflexo do Espírito Santo em nós.
A FÉ E A ORAÇÃO: (Tiago 5.1-20)
Tiago encerra sua epístola com o que há de melhor na vida de um crente: intimidade com Deus! E é somente através da busca por Deus que o homem encontrará soluções para os problemas de sua vida. Intimidade através da oração produz fé e principalmente resultados (Tiago 5.15). Ele afirma: “E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.”
Diante do que já lemos, podemos concluir se tratar de uma epístola altamente encorajadora e acima de tudo estimulante a mantermos uma vida alicerçada no CARÁTER DE CRISTO.
PARA LER DEVAGAR:
A epístola é pequena e envolvente. Poderíamos fazer uma leitura pausada de todos os capítulos e com certeza alcançaríamos um resultado surpreendente para o nosso viver cristão, contudo o primeiro capítulo e quarto capítulo, lidos com calma, se tornam saborosos, como se estivéssemos diante do nosso prato predileto.
O TEXTO QUE MAIS TOCOU MEU CORAÇÃO:
O texto que mais tocou meu coração é exatamente aquele que entendo que cada cristão deveria ter gravado em seu coração para meditar todos os momentos de nossas vidas: “Tornai-vos, pois, praticantes da PALAVRA, e não somente ouvintes” (1.22). O mundo mudaria se colocássemos esta prática em nossas vidas. Quando deixarmos de sermos meros espectadores e simples ouvintes e nos tornarmos praticantes, o mundo verá Cristo através de nossos atos sendo desenhados pelo amor.
TEXTOS DIFÍCEIS:
A epístola é bem clara e se nós a lermos com atenção não observaremos qualquer grau de dificuldade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
HEALE, Broadus David. Introdução ao Estudo do Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2001.
MEARS, Henrietta C. Estudo Panorâmico da Bíblia. São Paulo: Editora Vida¸ 2003.
JEREMIAS, Joachim. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Editora Teológica, 2004.
Bíblia de Estudo Plenitude – Revista e Corrigida – SBB, 2007.