PERGUNTA
O que a Igreja Católica ensina sobre a autoridade da Bíblia?
RESPOSTA
Durante muitos anos, o monge beneditino Estêvão Bittencourt publicou uma resposta notável, intitulada PERGUNTE E RESPONDEREMOS.
Ele responde a esta pergunta:
“A Bíblia não é a única fonte de fé para os católicos; a fonte de fé é a Palavra de Deus, que , principalmente, foi apregoada por via oral apenas e só depois foi escrita, originando o Novo Testamento. Donde se vê que é a Palavra oral, vivida na Igreja, que interpreta a escrita. A Igreja é anterior ao Novo Testamento, do qual é a matriz; portanto é a Igreja que abona a Bíblia, e não é a Bíblia que abona a Igreja.” (Fonte: http://www.veritatis.com.br/print/470)
A posição protestante é radicalmente diferente: a Bíblia é a regra de fé e prática, dela devendo derivar nossa doutrina e nossa vida. Lutero colocou isto nos seguintes termos, quando lhe pediram para mudar de ideia em relação a determinado assunto: “A menos que eu seja convencido pelas Escrituras e pela razão pura e já que não aceito a autoridade do papa e dos concílios, pois eles se contradizem mutuamente, minha consciência é cativa da Palavra de Deus. Eu não posso e não vou me retratar de nada, pois não é seguro nem certo ir contra a consciência. Deus me ajude. Amém”.
(Fonte: Revista “Pergunte e Responderemos”, de Janeiro de 1996)