PARA LER AS CARTAS DE JOÃO

PARA LER AS CARTAS DE JOÃO E JUDAS

JOSÉ MAURÍCIO CUNHA DO AMARAL

 

Título: Epístolas de João

Capítulos: 7

Versículos: 133

Tempo aproximado de leitura: 20 minutos

 

AUTOR

Além do seu evangelho, João, o apóstolo de Jesus Cristo, foi o autor de três epístolas, provavelmente, escritas entre 85 e 100 d.C. Ewald sugere o ano 90 e Ramsay entre 90 e 100 d.C.

 

ESTRUTURA

Das três, somente a segunda e a terceira apresentam as características do gênero epistolar: Saudação no início e no fim e alusão pessoais no meio. A primeira parece mais um escrito destinado a discípulos, ou na melhor das hipóteses, uma circular a leitores amigos. Mas a afinidade evidente e estreita de ideias, de estilo e de linguagem, que se encontra nelas, une-as todas num grupo homogêneo. 

 

ESBOÇO – 1JOÃO


A BASE DA VIDA CRISTÃ, 1João 1: 1-5

O SIGNIFICADO DO ANDAR NA LUZ, 1:6-2:2

RESULTADOS DA COMUNHÃO COM O PAI, 2:3-28

  Obediência, 2: 3-5

  Semelhança com Cristo, 2:6

  Amor, 2: 7-11

  Separação, 2: 12-17

  Ortodoxia, 2: 18-28

       

JUSTIÇA, SINAL DE FILIAÇÃO, 2:29-3:24

  A Realidade da Filiação, 2: 29-3:3

  A Possibilidade da Pureza, 3: 4-10

  A Essência da Justiça, 3: 11-18

  Os Resultados da Justiça, 3: 19-24

 

A NECESSIDADE DA PRÁTICA DA DISCRIMINAÇÃO E O AMOR, PROVA DA FILIAÇÃO, 4: 7-21

  Origem, 4: 7,8

  Significado, 4: 9,10

  Inspiração, 4: 11-16a

  Atividade, 4: 16b-21

 

 

GRANDES CERTEZAS DO CRENTE, 5: 1-20

  A Vitória sobre o Mundo, 5: 1-4

  O caráter Final de Jesus Cristo, 5: 5-12

  A Realidade da Salvação, 5:13

  Da Oração Respondida, 5: 14-17

  A Veracidade do Evangelho, 5: 18-20

ADMOESTAÇÃO CONTRA A IDOLATRIA, 5:21 

 

SÍNTESE TEOLÓGICA


Parte 1:

1. Verdade teológica: Deus é luz (1,5)  

2. Consequência prática: devemos “andar na luz”, isto é, viver uma vida de luz espiritual, que consiste na comunhão dos santos (1,6-7) e compreende a fuga do pecado (1,8-2,2), a observância dos mandamentos (2,3-11), a fuga do mundo (2,12-17).

 3. Verdade cristológica: Deus é justo (2,29).

 

Parte 2:

1. Verdade teológica: Deus é justo (2,29). 

2. Consequência prática: dado que somos filhos de Deus, devemos praticar a justiça, evitando o pecado (3,1-10) e amando o nosso próximo (3,10-24).

 3. Verdade cristológica: Jesus é verdadeiro homem (4,1-6).

 

Parte 3:

1. Verdade teológica: Deus é amor (4,7). 

2. Consequência prática: devemos amar-nos reciprocamente, a fim de encontrarmos a Deus no exercício do amor e observar os seus mandamentos (5,1-4). 

3. Verdade cristológica: Jesus é verdadeiro Deus (5,5-12).

 

Conclusão: oração e perseverança (5,13-21).

 

ANÁLISE

A primeira epístola foi escrita para uma comunidade cristã que se defrontava, provavelmente, com a heresia gnóstica do primeiro século. Alguns estudiosos concordam neste sentido. João vai se utilizar de uma linguagem dissertativa sobre doutrinas do cristianismo e deveres do cristão, procurando encorajá-los a viver uma vida coerente com a comunhão com Deus e Seu Cristo. “O escritor não julgou necessário indicar o seu nome como autor, mas a notável semelhança, tanto na matéria como nas expressões, que se observa entre esta epístola e os outros escritos de João, confirma o testemunho dos cristãos da igreja primitiva, sendo isto uma prova satisfatória que o mesmo apóstolo a escreveu” ([1]). Sem sombra de dúvida, o autor vai combater os erros que estavam ocorrendo naquele tempo, provavelmente, pela influência de ebionitas [seita herética originária de Ébion que negava a divindade de Jesus].  

 

TEXTO QUE MAIS TOCA O MEU CORAÇÃO

Sem dúvida, quando João fala da fidelidade e da justiça de Deus, ao ponto de saber que apesar de miserável pecador, eu sou perdoado quando me arrependo dos meus pecados me traz um enorme conforto ao coração. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (1Jo.1,9).

 

TEXTO MAIS DIFÍCIL

O ideal de Deus para a nossa vida é que nenhum sentimento de ódio encontre lugar no meu coração contra o meu irmão. Mesmo assim, somos surpreendidos muitas vezes por esse sentimento pernicioso que acaba destruindo completamente a nossa comunhão com Deus.

ESBOÇO – 2JOÃO


O ANDAR NA VERDADE E NO AMOR, 2João vers. 1-6

  Endereço e Saudação, vers. 1-3

  Recomendação da Lealdade Passada, vers. 4

  Exortação ao Amor e à Obediência, vers. 5,6

CAMINHHOS NÃO-BÍBLICOS CONTRASTADOS, vers. 7-11

  Enganadores do Mundo, vers. 7-9

  A Sabedoria na Comunhão Discriminatória, vers. 10,11

CONCLUSÃO, vers.12,13

 

SÍNTESE TEOLÓGICA

Após as costumeiras saudações de introdução (1-3), exorta a caminhar sempre na verdade e no amor (4-6) e põe de sobreaviso contra os que disseminam erros cristológicos (7-11). Compendia, deste modo, a substância da primeira epístola. Seguem o anúncio de uma próxima visita e as saudações finais (12-13).


ANÁLISE

 

Discute-se a respeito dos destinatários da carta: trata-se de pessoa particular ou de uma comunidade de fiéis? A segunda hipótese é a mais provável. Não obstante o autor se oculte sob o nome indeterminado de “presbítero”, revela-se, todavia, pela doutrina e pelo estilo. Toda a carta deixa transparecer a mente e o coração de João, o evangelista. Todavia em razão de sua brevidade, demorou um pouco a tomar o seu lugar no cânon de todas as Igrejas. A dificuldade aumenta quando se trata de determinar quando e onde foi escrita. Visto, porém, que nela se combate (v.7) o mesmo erra cristológico da primeira (1Jo.4,2), pode-se situá-la mais ou menos na mesma época e no mesmo lugar.

 

TEXTO QUE MAIS TOCOU MEU CORAÇÃO

 

“E o amor é este, que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor” (2Jo. Versículo 6)

 

TEXTO MAIS DIFÍCIL

 

“Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece, não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem assim o Pai, como o Filho” (2Jo. vers.9)

O texto é duplamente difícil por associar de modo claro a teoria e a prática. Quanto á compreensão, podemos entender o verso como uma exortação a que permaneçamos fiéis aos ensinos do Novo Testamento, que devem ser levados a sério.

 

ESBOÇO – 3JOÃO

 

SAUDAÇÕES A GAIO E RECOMENDAÇÃO, 3João vers. 1-8

  Saudação, vers.1,2

  Seu Ministério aos Irmãos, vers. 3-8

LÍDERES CONTRASTADOS, vers. 9-12

  O Apóstolo Diótrefes, vers. 9-11

  O Bom Demétrio, vers.12

CONCLUSÃO, vers. 12-15

 

SÍNTESE TEOLÓGICA

 

É ainda mais pessoal que a segunda. Dirigida a um certo “Gaio”, aliás, desconhecido, tece, após as saudações (1) louvores à sua virtude, especialmente à caridade, e recomenda-lhe os portadores do bilhete (2-8). Reprova o proceder de Diótrefes (11-12). Anuncia uma visita para breve e encerra com as saudações (13-15). 

 

ANÁLISE

 

Devido ao tom familiar, particularmente do início ao fim, essa terceira epístola revela-se irmã da segunda, cujas vicissitudes na tradição e na crítica também compartilhou. Foi escrita em favor dos missionários volantes que corriam de Igreja em Igreja, levando o conforto da sua palavra e da sua ação apostólica e conservando viva a comunhão entre as Igrejas. A epístola deve, pois ter sido escrita na década final do século I, como suas duas irmãs.

 

TEXTO QUE MAIS TOCOU MEU CORAÇÃO

 

“Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz bem é de Deus; mas quem faz mal não tem visto a Deus” (3Jo. vers.11).

 



[1] ANGUS, Joseph. História, Doutrina e Interpretação da Bíblia. trad. J. Santos Figueiredo. São Paulo: Hagnos, 2003. p.730.