VIVENDO COMO JESUS VIVEU (1)

alt
Lemos os Evangelhos, aprendemos como Jesus viveu e, então, desejamos viver com ele viveu.
A este bom desejo, precisamos pesquisar como Jesus viveu.
A pesquisa logo nos mostra que a sociedade em que vivemos, com suas características, não difere tanto quanto imaginamos daquela em que Jesus viveu. Essencialmente as duas sociedades (a de Jesus e a nossa) oferecem os mesmos riscos e as mesmas oportunidades. São diferentes apenas o sistema de governo e a tecnologia disponível.
Os conflitos que enfrentamos no plano familiar dificultaram também a caminhada de Jesus. Seus irmãos não criam n´Ele, chegando a tentar interdita-lO, por acharem que Ele estava fora de si (Marcos 3.21). Ao final da vida, agonizando na cruz, teve que entregar sua mãe aos cuidados de um amigo (João 19.26-27).
As desilusões que sentimos diante de nossos dirigentes moldaram as mentes dos contemporâneos de Jesus. Eles eram devassos moralmente e corruptos institucionalmente. Déspotas, além do que podiam arrecadar, só se importavam com a visão dos imperadores, razão porque faziam tudo para estar bem com eles, que os punham e os tiravam.
A direção religiosa, de quem se espera pelo menos o compromisso de respeito às coisas de Deus e dos homens, perpetuava-se no poder dinasticamente, comportando-se do mesmo modo que os dirigentes políticos. Eles não tiravam os olhos de Jesus, temerosos que Suas palavras produzissem alguma sedição.
O mundo de Jesus não era róseo, como o nosso não é. Também hoje há conflitos em casa, violência nas ruas, corrupção nos palácios, desrespeito nas planícies.
Num equivocado cronocentrismo, acreditamos que o nosso tempo é mais valioso que as épocas anteriores, nossos conflitos são mais dramáticos que os dos nossos ancestrais, como se a história tivesse um auge, necessariamente o nosso.
Não devemos subestimar as dificuldades que Jesus, seus discípulos e seus apóstolos enfrentaram para viver de um modo que trouxesse alegria ao coração do Pai.
Não devemos superestimar as nossas dificuldades e, talvez, então, dizer que não podemos andar como Jesus andou.
Podemos. (CONTINUA)

ISRAEL BELO DE AZEVEDO