Palavra de Esperança: QUEM MATOU JESUS

QUEM MATOU JESUS
João 11.45-57

Peço sua permissão para uma afirmação que alguns têm considerado antissemita.
Quando Mel Gibson dirigiu seu “A Paixão”, o filme foi acusado de ser antissemita por afirmar que os judeus mataram Jesus.
Vejamos o que o Evangelho de João nos diz. Após a ressurreição de Lázaro, “muitos dos judeus (…) vendo o que Jesus fizera, creram nele. (…) Então os chefes dos sacerdotes e os fariseus convocaram uma reunião do Sinédrio [e concluíram]: ‘Se o deixarmos, todos crerão nele, e então os romanos virão e tirarão tanto o nosso lugar como a nossa nação’. (…) E daquele dia em diante, resolveram tirar-lhe a vida. Por essa razão, Jesus não andava mais publicamente entre os judeus” (João 11.45-54).
Se cremos que os evangelhos são fidedignos, podemos afirmar que os judeus participaram ativamente da morte de Jesus, conquanto a execução tenha cabido aos romanos.
Obviamente, isto não justifica qualquer tratamento preconceituoso contra os judeus, que devem ser tratados com todo o respeito. E também não podemos desrespeitar os fatos históricos, por causa de uma causa, por mais justa que seja.