CONTANDO O NATAL, 3 — ANUNCIANDO A CHEGADA DO MESSIAS

altMOVIMENTO 1
O primeiro anúncio da chegada do Messias foi feito em Nazaré. A comunicação coube a um anjo de nome Gabriel (Lucas 1.26-38).

No sexto mês da concepção de João Batista, que era, portanto, seis meses mais velho que Jesus, Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia.
O anjo Gabriel teve duas claras atuações anteriores: a primeira revelando a vontade de Deus a Daniel (Cf. Daniel 9) e a segunda prenunciando o nascimento de João Batista, primo de Jesus.
O anjo veio conversar com Maria (ou Miriam), descendente de Davi, vivia em Nazaré, uma obscura cidade da Galiléa, que devia ter entre 400 e 800 habitantes e que ficava a 160 km de Belém e 150 km de Jerusalém.
Maria era uma virgem prometida em casamento. O casamento era um contrato entre famílias; o casal era noivo, com a diferença que o noivado, que durava um ano, só podia ser rompido por intermédio do divórcio; os noivos eram considerados casados; faltava apenas a festa do casamento e os dias e noites de núpcias.
Maria estava prometda a certo homem chamado José, descendente de Davi.
[José era descendente de Davi; Maria ou Miriam, também descendente de Davi]
O anjo, aproximando-se dela, disse:
— Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!”
Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação, já que era virgem.
Por isto, o anjo lhe disse:
— Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim.
(Jesus é a mesma palavra para Josué e significa Salvador. Um reino sem fim é um reino espiritual. Ele seria então um pastor como Davi, não um guerreiro.)
Perguntou Maria ao anjo:
— Como acontecerá isso, se sou virgem?
O anjo respondeu:
— O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus.
Maria concebeu sendo virgem, mas depois teve outros filhos com José; assim, Jesus teve irmãos apenas por parte de mãe, já que biologicamente não era filho de José, que, no entanto, o recebeu (o "registrou", como diríamos hoje).
Respondeu Maria:
— Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”.
Então o anjo a deixou, (tendo cumprido sua tarefa).

MOVIMENTO 2
Também em Nazaré, um anjo, agora anônimo, anuncia nascimento de Jesus a José num sonho. (Mateus 1.18-24)

Maria (que seria mãe de Jesus) estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo.
Por ser José, seu marido (um noivo na verdade, já considerado marido em termos legais, embora a festa do casamento ainda não tivesse ocorrido), um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente (dando-lhe uma carta de divórcio.)
Depois de ter pensado nisso, (enquanto considerava esta possibilidade) apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse:
— José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa [concretizando o casamento], pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
(De novo, fica claro que Jesus será umpastor, não um político ou guerreiro.)
Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco”.
Esta promessa aparece em Isaías 7.14 ("Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel".)

MOVIMENTO 3
O "anúncio" do nascimento de Jesus aos magos. (Mateus 2.1-2)

"Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram:
— Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.

De algum lugar do oriente, os magos são avisados do nascimento do rei dos judeus em Belém.
Não sabemos de que países eram. Talvez fossem estudiosos de astronomia (não de astrologia.

MOVIMENTO  4
Próximo a Belém, os pastores são avisados do nascimento do Salvador. (Lucas 2.8-14)

Havia pastores que estavam nos campos próximos (a Belém, uma cidade distante 160 km de Nazaré mas bem próxima de Jerusalém). Esses pastores durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. Eles ganhavam salários muito baixos e eram considerados inferiores na sociedade da época. Formam um bom contraste com os magos, que eram da elite.
Aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. Ver anjos ou ver Deus provocava medo nas pessoas, medo de morrerem.
O anjo lhes disse:
— Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: "Hoje, na cidade de Davi [nome para a cidade de Belém, uma cidade com cerca de mil habitantes], lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura.
Então, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.
Foi uma apoteose.
A hora se aproximava.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO