Os movimentos seguintes da família de Jesus, após a visita dos magos em Belém, foram dolorosos e dramáticos.
MOVIMENTO 1
Mateus 2.12 — A volta dos Magos
Depois de visitarem Jesus, os magos voltaram para suas casas, evitando passar por Jerusalém.
MOVIMENTO 2
Mateus 2.16-18 — A chacina dos bebês
Irritado e inseguro, temendo alguma ameaça ao seu governo, Herodes I (ou Herodes o Grande) mandou matar todas as crianças de Belém, com menos de dois anos de idade, levando o luto a, pelo menos, sete famílias. Por essa época, Herodes tinha 71 anos de idade. A chacina pôs fim à vida de várias criançs, com o seu número podendo ser fixado entre 7 e 20, todas menores de dois anos de idade. Sua decisão pode soar exagerada, mas estava coerente com a sua biografia. Com a conivência do Império, ele tinha mandado executar uma de suas esposas (Mariamne), três filhos (Aristóbulo IV, Alexandre e Antipater III) e um de seus irmãos.
MOVIMENTO 3
Mateus 2.13-21 — A fuga para o Egito
Para não ser morto, Jesus, talvez com um ano e seis meses de idade, foi levado pelos pais para o Egito.
A viagem foi longa, a maior que os três fizeram, entre tantas. A distância, de Belém à fronteira com o Egito, em meio ao deserto, era de, pelo menos, 120 km, dependendo da cidade em que ficaram. A viagem deve ter demorado entre 10 e 20 dias, se não pararam por algum tempo em alguma cidade do caminho.
MOVIMENTO 4
Lucas 2.39 (cf. Mateus 2.19-23) — A volta para Nazaré
Herodes I morreu e foi substituído por Herodes Antipas, seu filho com sua quarta esposa Malthace. (Herodes teve ao todo dez esposas.)
Não sabemos quanto tempo a família de Jesus ficou no Egito, mas ali estava seguro. Herodes era impopular no Egito, depois que mandou matar seu próprio irmão (Aristóbulo III), e não tinha jurisdição sobre esta região.
Então, morto Herodes, todos podiam voltar e voltaram para Nazaré.
A viagem (de foi ainda mais longa, mas talvez menos difícil, porque Jesus estava maior, entre três e oito anos de idade.
MOVIMENTO 5
Mateus 2.23 (cf. Lucas 2.40) — A infância de Jesus
Em Nazaré, Jesus "crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria". "A graça de Deus estava sobre ele".
Pouco sabemos sobre esta infância. Os livros apócrifos trazem lendas a respeito de Jesus, tão fantasias que o Espírito Santo não inspirou a que fossem recolhidas.
Todos os anos seus pais iam para a festa da Páscoa, a Jerusalém, distante 100 km.
MOVIMENTO 6
Lucas 2:41-52 – A participação na Páscoa em Jerusalém
Como parte de uma rotina anual, aos 12 anos, Jesus e seus pais visitaram o templo de Jerusalém, para a festa da Páscoa. Foi quando seus pais notaram que o menino, muito obediente, tinha algo de diferente.
ISRAEL BELO DE AZEVEDO