Palavra de Esperança: UMA EXTRAORDINÁRIA MULHER

UMA EXTRAORDINÁRIA MULHER
Atos 16.11-15
 
Em sua viagem missionária, Paulo, Silas, Timóteo e Lucas puderam ficar em Filipos, mas eles não sabiam que isto aconteceriam até conhecerem uma extraordinária mulher extraordinária.
Logo depois da chegada, chegou o sábado e eles saíram em busca de uma casa de oração, talvez uma sinagoga judaica (naquele tempo não havia templo cristão ainda e Paulo sempre usava a sinagoga como ponto estratégico para o início de sua pregação) e que se localizava na margem do rio Gangitis. Paulo e seus colaboradores encontram na sinagoga várias mulheres orando, certamente na parte de trás, que era o lugar reservado para elas na tradição judaica.
Terminado o culto judaico, Paulo começou a conversar. As mulheres lhe foram receptivas. Ele deve ter contado a história de sua conversão àquelas prosélitas (judias convertidas), entre as quais Lídia, que vendia tecido trazido de sua cidade natal, Tiatira, localizada a 400 quilômetros dali. Ela ficou impressionado com o Evangelho e o aceitou e foi logo batizada (naquele tempo não havia preparo para o batismo, bastando a conversão) e convidou a Paulo e seus amigos para ficarem em sua casa e eles ficaram.