Estou lendo ESPIRITUALIDADE SUBVERSIVA

alt

ESTOU LENDO: “ESPIRITUALIDADE SUBVERSIVA”

Embora não tenha terminado ainda a leitura, recomendo o novo livro de Eugene Peterson: “Espiritualidade subversiva. (São Paulo: Mundo Cristão, 2009. 315p.).
Na verdade, o livro foi organizado por três amigos do autor (Jim Lyster, John Sharon e Peter Santucci), que selecionaram 25 artigos publicados em periódicos. Embora não estejam editados em ordem cronológica, dá para perceber o progresso de Eugene Peterson nestes últimos 25 anos. Na verdade, além de artigos, há cinco entrevistas, concedidas em épocas diferentes, que flagram a mente em ebulição do autor.
Selecionei algumas frases tocantes, com as datas em que foram escritas:
 “A pregação cem anos atrás era um tipo de conversação instruída e sofisticada entre pastor e ouvintes. As pessoas conheciam a Bíblia tão bem quanto o pastor e todos compartilhavam da mesma cultura. Hoje a maioria das pessoas são iletradas biblicamente; entram de manhã no culto de domingo duvidosas, não com maturidade e integralidade, mas fragmentadas por todo dia tipo de coisas. A congregação reunida no domingo pela manhã é um hospital e você simplesmente não pode fazer o que se fazia anos atrás”. (1981)
. “O êxtase não perdura — escreveu o romancista E.M. Forster — mas abre um canal para algo duradouro”. (1993)
. “Há empresários entre nós que vêem a forme generalizada pela espiritualidade como um mercado e estão lá fora vendendo alimento de baixo valor nutritivo, embora fácil e atraente”. (1993)
. “A importância da poesia e dos romances reside no fato de que a vida cristã envolve o uso da imaginação — afinal de contas, estamos lidando com o invisível. E a imaginação é como sermos treinados para lidar com o invisível — fazendo conexões, buscando enredo e personagens”. (1995)
Recomendo. Além do conteúdo, a tradução (de Fabiano Medeiros) está excelente.

Eis o que estou lendo e recomendo. E você?
(Israel Belo de Azevedo)