Palavra de Esperança: SITUAÇÕES MUITO DIFÍCEIS

SITUAÇÕES MUITO DIFÍCEIS
Êxodo 3.22

“Todas as israelitas pedirão às suas vizinhas, e às mulheres que estiverem hospedando em casa, objetos de prata e de ouro, e roupas, que vocês porão em seus filhos e em suas filhas. Assim vocês despojarão os egípcios”.
A leitura desta passagem lembra a dificílima parábola do administrador desonesto, contada por Jesus, que faz a seguinte aplicação: “Usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas” (Lucas 16.9).
Naquele contexto de penúria e para a sua própria sobrevivência, as famílias hebréias foram convocadas a estreitar amizades com as famílias egípcias, tomar emprestado objetos de valor delas, sem a intenção de os devolver.
As regras de nossa sociedade são pesadas e, às vezes, somos convidados a empregá-las. É o caso de um empregado obrigado a bater metas. O jogo é bruto.
Há um detalhe na história dos hebreus: pegar parte dos bem dos egípcios era uma forma de serem compensados dos serviços prestados como escravos durante gerações. O outro detalhe é que foi algo excepcional, sem nos servir de modelo nos dias de hoje.
Quando somos obrigados a seguir as regras deste mundo, devemos ter o cuidado de não ter prazer nesta prática. É o prazer em fazer o que é errado que nos corrompe.