DEUS PERDE A PACIÊNCIA CONOSCO?

alt

DEUS PERDE A PACIÊNCIA CONOSCO?

UMA PERGUNTA
Em Êxodo 4.14, Deus perde a paciência com Moisés. É possível ele perder a paciência conosco. O que de fato significa a ira de Deus, nesse caso específico.  
A RESPOSTA
Nunca podemos perder de vista aquilo que é chamado de “revelação progressiva de Deus”, que significa que Deus se revela paulatinamente na dose que os interlocutores podem entender. Até então Ele não se revelara de modo completo, maduro e definitivo, como fez em Jesus Cristo.
Moisés vai sendo moldado por Deus para ser o gigante que foi. O capítulo 4 é um capítulo dos começos. O final de Deuteronômio é o livro da maturidade. No capítulo 34, ele não questiona o fato de ser impedido de entrar na terra. O questionador, agora amadurece, não questiona.
Quanto a nós, o Deus que se revela graça não perde a paciência conosco, a menos que preciseMos sentir a sua disciplina para a graça superabunde. Não se trata mais de castigo, mas de disciplina, aqui também numa forma que compreendamos.
A ira de Deus não tem uma conotação moral. Deus se ira, mas não peca. A ira de Deus é emocional e denota, antropomorficamente, Sua tristeza diante da infidelidade humana. No caso de Moisés, só a sua ira, manifesta em outras vezes, poderia fazer ver ao povo onde tinha chegada e era preciso um “basta”.
ISRAEL BELO DE AZEVEDO