PARA LER LEVÍTICO (Alcenir Mota)

alt
PARA LER LEVÍTICO

Titulo: Levítico

Capítulos: 27

Versículos: 859

Tempo aproximado de leitura: 105 minutos

O livro de Levítico é um dos textos menos explorado de toda a Bíblia. Conhecemos as riquezas dos Salmos, as história de Moisés, Davi, Salomão, os milagres de Jesus, entre outros, mas não conhecemos uma das principais fontes de diretrizes dadas por Deus, chamada Levítico. Sempre que começo minhas corridas sinto uma tremenda vontade de parar no primeiro kilometro, mas depois que supero este momento e termino a corrida, sinto uma enorme sensação de bem estar e a certeza do benefício da corrida concluída. Apesar da dificuldade inicial, não deixe de se apropriar dos grandes ensinamentos que este livro pode nos fornecer. 

A palavra “Levita” significa “concernente aos levitas”, isto é, o livro contém o sistema de leis administrado pelo sacerdócio levítico, sob o qual vivia a nação hebraica. Levítico é essencialmente um código, o código das leis dadas por Deus a seu povo através de Moisés no monte Sinai. Para muitos de nós este Livro pode parecer estranho e sem sentido, no entanto, sem ele muitas páginas da Bíblia se tornariam incompreensíveis. As cerimônias e os outros ritos e normas não eram um fim em si mesmas. A oferta do sacrifício dia após dia, ano após ano, a recordação anual do dia da expiação recordavam constantemente a Israel o pecado que o separava da presença de Deus. Mas Deus na sua misericórdia, mostrou que haveria de aceitar a morte de um animal perfeito e inocente, em lugar da vida do pecador. Deus era santo, de uma santidade moral desconhecida nos deuses dos povos ao redor e exigia que seu povo fosse santo. 

ESTRUTURA

De caráter quase exclusivamente legislativo, Levítico interrompe a narração dos acontecimentos em Exôdo. Contém um ritual dos sacrifícios; o cerimonial de investidura dos sacerdotes aplicados a Adão e seus filhos; as normas referentes ao puro e ao impuro, que terminam com o ritual do grande dia das Expiações, a lei de santidade, que inclui um calendário litúrgico (cap.23) e se encerra com bençãos e maldições. Em forma de apêndice, o cap. 27 determina as condições do resgate das pessoas, dos animais e dos bens consagrados a Yahweh.

I – Instruções para os sacrifícios (1.1-7.38)

II – Começo do culto de Israel no Sinai. (8.1-10.20)

III- Os regulamentos concernentes à pureza. (11.1-15.23)

IV – O grande Dia da Expiação. (16.1-34)

V – Código de Santidade (17.1-26.46)

VI – Regras a respeito dos votos e dos dízimos. (27)

 

SÍNTESE TEOLÓGICA

A teologia do livro de Levítico liga a idéia de santidade à vida cotidiana. Ela vai além do assunto de sacrifício, embora o cerimonial do sacrifício e a obra dos sacerdotes sejam explicados com grande cuidado. O conceito de santidade afeta não somente o relacionamento que cada indivíduo tem com Deus, mas também o relacionamento de amor e respeito que cada pessoa deve ter com o seu próximo. O código de santidade permeia a obra porque cada indivíduo deve ser puro, pois Deus é puro e porque a pureza de cada indivíduo é a base da santidade de toda a comunidade do concerto. O ensinamento de Jesus Cristo: “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os profetas.”(Mt.7.12) reflete o texto de Lv 19.18: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

 

PARA LER DEVAGAR

“Quando fizerem a colheita da sua terra, não colham até as extremidades da sua lavoura, nem ajuntem as espigas caídas de sua colheita. Não passem duas vezes pela sua vinha, nem apanhem as uvas que tiverem caído. Deixem-nas para o necessitado e para o estrangeiro. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.” Lv.19.9,10

Este texto deve ser lido bem devagarzinho, porque o cuidado de Deus com o descamisado, descalço, sem teto, sem lenço e sem documento é muito significativo e instrutivo. Vejo confirmado nestes versículos à verdade de que Deus cuida dos necessitados e que ele não abandona a sua criação a própria sorte. Vejo também ele usando aqueles mais favorecidos, ou seja, os que têm um bom emprego, um bom salário, uma dispensa cheia, um guarda-roupa repleto, muitos pares se sapatos…para serem seus anjos, instrumentos de milagres na vida daqueles que sofrem com a desigualdade de oportunidade da nossa sociedade.

 

TEXTO QUE MAIS TOCOU MEU CORAÇÃO

“Disse o Senhor a Moisés”.

Perdi as contas das várias vezes que encontrei esta expressão em Levítico. Deus falava e transmitia o seu querer e ensinamentos ao povo. Fico triste ao perceber que hoje muitos crentes não conseguem ouvir o Senhor. Será que Deus não fala mais ou nós não temos mais tempo para Ele? “Disse o Senhor a Alcenir”. Sim Deus pode falar comigo e também com você, basta tornar nossos ouvidos sensíveis ao Megafone de Senhor de nossas vidas.

 

“Pois eu sou o Senhor, o Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo” Lv.11.44

Deus aqui chama a atenção do homem para importância da santificação. O termo hebraico “qadash” e sua flexões aparecem mais de 80 vezes em todo o livro. “Qadash” quer dizer “Santo”. Das idéias principais de Levítico, a mais importante é que Deus é perfeitamente santo e que a sua presença com o povo estende essa santidade a vida inteira da nação. O homem deve ser como Deus em seu caráter. Isso implica em imitar a Deus na vida diária. O texto é explícito em dizer que o alvo do povo israelita, nesta busca por santidade, deve ser o comportamento de Deus. O padrão de santidade não é humano, mas sim daquele que se manifesta na pessoa de Deus.

 

TEXTOS DIFÍCEIS

Não encontrei nenhum texto muito difícil. Temos dificuldade de entender determinadas leis, porque estamos muito distantes daquele contexto. Mas podemos compreender que todas aquelas leis mostram que Deus age em harmonia com as leis naturais para o bem do seu povo. Podemos perceber claramente que as leis promoviam efetivamente a saúde e o bem-estar da nação. Hoje em dia, quando nossos conhecimentos em matéria de infecção e de poluição, de quarentena e de isolamento, de higiene e de prevenção sanitária são mais abundantes, podemos constatar como a obediência de Israel realizava a promessa feita por Deus de eliminar as suas doenças. E isso não por meios mágicos, mas sim através da ação natural de princípios que temos condições de entender ao menos em parte.

 

PARA PRATICAR

1- OFERTA PELO PECADO.

O povo precisava de um sacrifício para o perdão dos seus pecados. Poderia ser um carneiro, uma cabra, ovelha, ou uma pomba. Anualmente o sacerdote entrava no Santo dos Santos e fazia sacrifícios por todo o povo. O crente, apesar de não ter prazer no pecado, peca. Não precisamos mais sacrificar animais para perdão dos nossos pecados, pois temos um Sumo Sacerdote, que ao contrário dos outros sacerdotes, não tem necessidade de oferecer sacrifício dia após dia, primeiro por seus pecados e, depois, pelos pecados do povo. Ele o fez uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu. Hb7.27 Hoje eu preciso reconhecer o meu pecado e pedir perdão, que Ele está sempre pronto a me perdoar.

 

2 – BUSCA POR SANTIDADE.

Ao longo da leitura de Levítico encontramos em vários momentos a ordem de Deus “sede santos, porque eu sou Santo.” O Povo de Israel precisava ter uma vida santa. Em Hebreus 12 lemos que “sem santidade ninguem verá o Senhor.” Esta tem sido uma das minhas preocupações? Tenho buscado santidade? Eu quero ver o Senhor? O caminho a ser percorrido já foi mostrado.

 

3- OBEDIÊNCIA.

“Se vocês seguirem os meus decretos e obedecerem aos meus mandamentos, e os colocarem em prática, eu lhes mandarei chuva na estação certa, e a terra dará a sua colheita e as árvores do campo darão o seu fruto. A debulha prosseguirá até a colheita das uvas, e a colheita das uvas prosseguirá até a época da plantação, e vocês comerão até ficarem satisfeito e viverão em segurança em sua terra.” Lv.26.3-5

O povo de Israel não foi obediente ao Senhor e perdeu a sua terra e sofreu por sua desobediência. Os princípios de Deus para uma vida de felicidade junto a Ele estão dados na sua Palavra. O meu querer e não o querer de Deus; a minha vontade e não a vontade de Deus, tem feito muitos crentes sofrerem por desobedecerem principios básicos da Palavra de Deus.

PARA GUARDAR NO CORAÇÃO.

1- “Pois eu sou o Senhor, o Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo.”Lv.11.44

2- “Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.” Lv.19.1

3- “Consagrem-se, porém, e sejam santos, porque eu sou o Senhor, o Deus de vocês.” Lv.20.7

4- “Vocês serão santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo, e os separei dentre os povos para serem meus.” Lv.20.26

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALLEN, Clifton J. Comentário Bíblico Broadman. Rio de Janeiro: JUERP,1994. V2

FIELD David. O mundo da Bíblia. São Paulo: Paulinas, 1985

Bíblia de Jerusalém. Sociedade Bíblica Católica Internacional e Paulus.

 

Por

ALCENIR ANCELME DA MOTA