Há tocantes expressões e atitudes na história da cura de Bartimeu, que nos ajudam em nosso crescimento.
1. O JOGO SÓ TERMINA QUANDO ACABA E O JOGO DA VIDA JAMAIS TERMINA (verso 46 — [Jesus e os discípulos] estavam saindo da cidade)
Muitas vezes, as soluções de nossos problemas demoram demais, como se viessem no último minuto da prorrogação no jogo da vida. Essa demora pela solução podem nos trazer desespero ou nos ajuda a desenvolver a nossa paciência, virtude de que tanto precisamos. Essa demora não deve ser vida como o produto do capricho de Deus, porque Deus que não tem capricho. Ele pode até retardar uma intervenção a nosso favor, se isto for bom para nós, não para nos ver sofrendo.
2. NO JOGO DA VIDA, DEUS AGE EM NOSSO FAVOR (verso 47 — [O cego] “começou a gritar: ‘Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!’” )
As soluções vem como expressão da misericórdia de Deus, a qual nós pedimos e esperamos. Não esperamos noa vazio, mas esperamos na certeza de que Deus nos vê, Deus nos ama, Deus está atento, Deus é poderosos para realizar o que desejar, Deus age.
As soluções dos nossos problemas (criados por nós ou não) vêm como expressão da misericórdia de Deus, a qual nós pedimos e esperamos. Não esperamos no vazio, mas aguardamos na certeza de que Deus nos vê, Deus nos ama, Deus está atento, Deus é poderosos para realizar o que desejar, Deus age.
Pensar em misericórdia pode sugerir uma relação servil, como se fôssemos mendigos à porta de uma esquina, olhados com desprezo. Na verdade, somos mendigos, no sentido que pedimos. Não é esta a diferença. A diferença é que Deus não nos trata com indiferença e desprezo, mas com amor, amor, amor.
3. MESMO QUANDO NINGUÉM NOS VÊ, JESUS NOS VÊ, MESMO QUE DO OUTRO LADO DA RUA (verso 49 — “Ele o está chamando”)
É tocante observar, mais uma vez, quem é Jesus Cristo. Em meio a tantos, elogiado, aplaudido, procurado, gritado, Ele apura os sentidos e ouve o grito de um rejeitado. Meio a contragosto, os discípulos vão a Bartimeu e informam que Jesus “o está chamando” (verso 49)”.
Jesus é aquele que nos chama para a vida. Não importa onde estejamos. Se estamos na margem, Deus nos chama para o centro.
INTERLÚDIO
(Aqui eu lhe peço para parar de ler e, com os olhos abertos ou fechados, imaginar se a sua vida tem alguma capa que precisa ser abandonada. Sua capa a ser jogada fora pode ser uma amargura, uma grande decepção, uma atitude de autocomiseração, um sentido que nada mais vale a pena, um temperamento que gera desolação…)
4. SE TEMOS CAPA PARA JOGAR FORA, FAÇAMOS ISTO A PARTIR DE HOJE (verso 50 — “Lançando sua capa para o lado”)
Jesus espera que joguemos fora a nossa capa
Capa pode ser tomada como o símbolo de uma vida à beira do caminho.
Cada um pode fazer o seu inventario:
. amargura
. autocomiseração
. sentimento que a vida acabou
. paralisia
Bartimeu, o cego, o rejeitado, o habitante da margem da vida, o morador de rua, é um homem extraordinário. Há pessoas extraordinárias embora só vejamos coisas ordinárias em suas vidas. Quando convivemos, vamos sendo surpreendidos.
Bartimeu nos surpreende.
Bartimeu desempenha um papel importante para si mesmo. Seu grande gesto foi lançar “sua capa para o lado” (verso 50).
Quanto a nós, Jesus espera que joguemos fora a nossa capa, um símbolo para uma vida à beira do caminho.
Então, se for o seu caso, lance fora sua biblioteca de amarguras. Tratado como um mendigo desprezível, Bartimeu sabia do seu próprio valor e não permitiu que a visão dos outros a seu respeito fosse a sua própria visão. Ele queria ainda se relacionar (sobretudo com Jesus). Ele queria ainda realizar.
Se for o seu caso, lance fora a convicção de que só lhe acontecem coisas ruins, como se tudo conspirasse contra você. Jesus, no caso, conspirou a favor de Bartimeu. Uma sucessão de coisas ruins é apenas uma sucessão de coisas ruins e não toda uma vida ruim.
Se for o seu caso, lance fora a idéia de que a vida acabou. Por duras que sejam as suas condições, a vida não acabou. Bartimeu era cego, mas seu projeto de vida era voltar a ver. E ele viu. A vida pode ser recomeça a qualquer hora.
Se for o seu caso, lance fora a atitude de que não adianta lutar. Não adianta lutar sozinho, mas adianta lutar tendo a Jesus ao lado. Pedro lutou contra o seu temperamento e Deus o transformou. Davi lutou contra sua sexualidade desenfreada e Deus o transformou. Jacó lutou contra sua desonestidade e Deus o transformou.
Em que Ele precisa transformar você?
ISRAEL BELO DE AZEVEDO