Roteiro para Pequenos Grupos — SE JESUS RESSUSCITOU… (Romanos 8.11)

A ressurreição de Jesus Cristo é uma prova de duas bênçãos: 
a). a primeira é que não há mesmo nenhuma condenação para aquele em quem Cristo vive (Romanos 8.1; cf. Romanos 5.18) e
b). a segunda é que nada nem ninguém pode separar de Cristo aquele em quem o Seu Espírito vive (Romanos 8.31-39). 

NOSSO ENCONTRO: De que modo a páscoa é comemorada em sua família?

EXALTAÇÃO: Ler Jó 19.23-27 e dar oportunidade para orações frases, louvando a Deus por ter providenciado a nossa salvação, através Jesus Cristo.
Período de Cânticos: Escolha cânticos que enfatizem o tema do encontro.
EDIFICAÇÃO: SE JESUS RESSUSCITOU… (Romanos 8.11)
PERGUNTAS E RESPOSTAS
1. O significado futuro da ressurreição de Jesus está claro: nós também ressuscitaremos um dia. Mas qual é o significado da ressurreição de Jesus para a nossa vida hoje?
R.: O mesmo Deus que ressuscitou Jesus Cristo, no passado, nos faz viver hoje de um modo cheio de vida, por meio do Espírito Santo que nos habita.
2. Que certezas o Espírito Santo nos comunica com a ressurreição de Jesus Cristo?
A ressurreição de Jesus Cristo é uma prova de duas bênçãos:
a). a primeira é que não há mesmo nenhuma condenação para aquele em quem Cristo vive (Romanos 8.1; cf. Romanos 5.18) e
b). a segunda é que nada nem ninguém pode separar de Cristo aquele em quem o Seu Espírito vive (Romanos 8.31-39).
3. Se a nossa vida não reflete o Espírito Santo que habita em nós, podemos afirmar que o Espírito Santo habita em nós?
R.: Devemos tomar cuidado em afirmar que o Espírito Santo habita em nós, sem que, de fato, habite. Ele habita quando cremos que Jesus é o nosso Senhor e quando temos prazer em viver uma vida segundo os valores de Jesus Cristo.
Devemos tomar cuidado para não viver de modo a entristecer o Espírito Santo de Deus (Efésios 4.30).
Devemos tomar cuidado para não apagar o Espírito Santo em nossas vidas, vivendo como se Ele não nos habitasse (1Tessalonicenses 5.19).
RESUMO
SE JESUS RESSUSCITOU… (Romanos 8.11)
1. Uma pergunta que se impõe é: qual o significado presente (já que o significado futuro está claro) da ressurreição de Jesus Cristo para o cristão?
O apóstolo Paulo responde claramente, dizendo que o mesmo Deus que ressuscitou Jesus Cristo, no passado, torna vivos os cristãos hoje, por meio do Espírito Santo que os habita. Dizendo de outro modo, o mesmo Deus que ressuscitou Jesus Cristo, no passado, nos faz viver hoje de um modo cheio de vida, por meio do Espírito Santo que nos habita.
2. Precisamos olhar, então, para a ressurreição de Jesus Cristo como sendo uma prova de duas bênçãos:
1. a primeira é que não há mesmo nenhuma condenação para aquele em quem Cristo vive (Romanos 8.1; cf. Romanos 5.18) e
2. a segunda é que nada nem ninguém pode separar de Cristo aquele em quem o Seu Espírito vive (Romanos 8.31-39).
3. Precisamos entender, portanto, que somos capacitados, se desejamos, a viver no Espírito Santo na vida diária, enquanto ainda não fomos ressuscitados.
4. Precisamos compreender que somos devedores ao Espírito Santo, que habita em nós.
Pagamos esta dívida quando mortificamos a nossa carne (entendida biblicamente como desejo de viver segundo os próprios desejos, não segundo os padrões do Espírito Santo.
O Espírito Santo, habitando em nós, tem ciúme de nós (“Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes? — Tiago 4.5)
Não damos razão para o ciúme do Espírito, quando mortificamos a carne, o que fazemos quando aceitamos que não podemos, nem devemos, viver segundo a carne. Este é um trabalho do Espírito Santo constante em nós, porque há sempre uma área a ser mortificada em nossas vidas…
5. Precisamos saber que, se a nossa vida não reflete o Espírito Santo que habita em nós, o Espírito Santo não habita em nós.
Por isto, devemos tomar cuidado em afirmar que o Espírito Santo habita em nós, sem que, de fato, habite. Ele habita quando cremos que Jesus é o nosso Senhor e quando temos prazer em viver uma vida segundo os valores de Jesus Cristo.
Devemos tomar cuidado para não viver de modo a entristecer o Espírito Santo de Deus (Efésios 4.30; cf. Isaías 63.10).
Devemos tomar cuidado para não apagar o Espírito Santo em nossas vidas, vivendo como se Ele não nos habitasse (1Tessalonicenses 5.19).
ISRAEL BELO DE AZEVEDO
(Roteiro elaborado por Sandra Mara de Souza)
plugins premium WordPress