Senhores,
No momento, o primeiro passo é dar socorro a quem precisa. É o que se espera de nós como cidadãos e como cristãos.
Estou, no momento, na Prefeitura de Niterói, avaliando o que é mais urgente. Os pastores e membros de igreja que quiserem ajudar de forma efetiva podem fazer o seguinte:
Há várias escolas com desabrigados. Precisamos tirar as pessoas de lá para que as aulas recomecem de forma que as crianças não sejam ainda mais prejudicadas e que a vida comece a voltar ao normal para elas e suas famílias.
As doações devem ser encaminhadas ao CLUBE CANTO DO RIO. Centralizem doações lá.
A Prefeitura está providenciando locais para os desabrigados, mas temos uma EMERGÊNCIA. O que precisamos com urgência é que, quem tiver lugar onde receber desabrigados por uma a duas semanas, nos procurem através do email que passarei a seguir.
Contamos com as igrejas. Temos cerca de 4.000 desabrigados. Precisamos, nesse primeiro momento, fazer as escolas voltarem a funcionar e distribuir os desabrigados enquanto se providenciam os próximos passos.
No Viçoso Jardim, onde meu cunhado é pastor, estamos usando o templo. Não faz sentido nos reunirmos no domingo no templo para louvar e adorar e não fazer o que JESUS manda, que é socorrer os necessitados.
Assim, seja no templo, seja em locais da igreja (salas, EBD, sítios, prédios anexos etc), precisamos receber estas pessoas por alguns dias.
Não será demorado porque a Prefeitura está providenciando locais, mas precisamos disso agora. Estou aqui vendo isso acontecer, mas precisamos de ajuda imediata. Há colchonetes, comida etc. As doações estão chegando, graças a Deus e a solidariedade dos brasileiros. Então, o maior problema agora é teto.
Vemos todos os dias as igrejas serem acusadas por coisas ruins que alguns maus pastores e maus cristãos fazem. Estou certo que esta é a hora de a igreja mostrar para que existe, e o que é que a move e sustenta: AMOR. Um amor que funciona, que se importa, que faz alguma coisa de concreto. Este foi o exemplo de Jesus, resumido na parábola do Bom Samaritano.
Contamos com as orações de todos, mas também que a casa de Deus, seus templos, recebam os desabrigados por alguns poucos dias.
Se a sua igreja puder ajudar, envie para contato@williamdouglas.com.br:
(1) nome da igreja,
(2) endereço,
(3) pastor ou responsável
(4) telefones de contato e
(5) a quantidade de pessoas que pode receber .
Se conhecer algum lugar com condições de ser ocupado, por favor informe endereço e estado do local, pelo mesmo email (prédios ou clubes sem uso, desde que em condições de receber pessoas.
O uso do Caio Martins não é o ideal, pois reunir muitas pessoas, longe de suas casas, com ainda problemas de diferentes facções de crime organizado reunidas no mesmo lugar. Enfim, no momento, e por poucos dias (1 a 2 semanas), a melhor
solução para recomeçar as aulas e organizar a assistência são as igrejas, em especial as dos bairros mais atingidos, mas não somente estes.
Concluo citando a Bíblia:
Mateus 25.34-40:
34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Com abraço fraterno,
William Douglas
Juiz federal e morador de Niterói