Roteiro para Pequenos Grupos — SEMEANDO COM LÁGRIMAS (Salmo 126)

alt

De que modo você lembrar ter sido ajudado num momento de frustração?

 
NOSSO ENCONTRO: De que modo você lembrar ter sido ajudado num momento de frustração?
 
EXALTAÇÃO: Deixe livre a quem desejar recitar um texto bíblico que traga ânimo e motivação para o nossa vida. Depois ore agradecendo a Deus por nos ajudar em nossas dificuldades. 
 
Período de Cânticos: Escolha cânticos que enfatizem o tema do encontro. 
 
EDIFICAÇÃO: SEMEANDO COM LÁGRIMAS (Salmos 126)
 
1. O que tem a ver a história do salmo com a nossa história?
R.: O salmo é uma celebração da libertação do povo de Israel, que estava exilado e voltou para a sua pátria. É também a nossa história, porque muitas vezes estamos distantes de Deus, distantes de nossos familiares, distantes da vida plena. Deus nos faz voltar, como fez com o povo de Israel no passado.
 
2. Por que, depois de celebrar, o poeta pede que Deus restaure o povo?
R.: Alguns acham que o poeta não tinha ainda se acostumado com a vitória ou que intercedia pelos que tinham ficado na Babilônia. O mais certo é que a oração é uma reafirmação de que o Deus que agiu no passado agirá no presente. Por isto, sua oração é para que Deus complete o que começou a fazer ou que faça de novo, embora em outro contexto. É um pedido por plenitude. “Restaura-nos” é oração de quem está certo que não há plenitude fora do amor de Deus. 
 
3. O que é semear com lágrimas ou semear chorando?
R.: Peça ao grupo para ler dois outros textos, que iluminam o salmo 126: Eclesiastes 11.1, Romanos 8.28 e Tiago 5.7. Os textos nos ajudam a perceber que semear com lágrimas é semear sem ver a colheita. Semear chorando é semear sem saber que vai colher, até mesmo contra a esperança de colher, como quem lança pão sobre as águas (Eclesiastes 11.1). Semear chorando é plantar sabendo que não há missão impossível, mas missão a ser realizada, porque Deus faz convergirem as coisas para aqueles que O amam (Romanos 8.28). Semear é um exercício de paciência (Tiago 5.7).
 
4. Peça ao grupo para oferecer testemunhos de semeaduras e colheitas ao longo de suas vidas.
R.: Livre
 
(Roteir preparado por Sandra Mara de Souza)