Roteiro para pequenos grupos — EDUQUE, NÃO MACHUQUE SEU FILHO (Provérbios 19.18))

alt

Jesus praticou a pedagogia da suavidade com as crianças (Mateus 19.14).  No Antigo Testamento, educar é ensinar com persistência e conversar com as crianças, “quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar” (Deuteronômio 6.7).

 
ENCONTRO: De que maneira você era disciplinado quando criança? 
 
EXALTAÇÃO: Ler Provérbios 22.1-12 e orar agradecendo a Deus por nos instruir em como exercer a disciplina com nossos filhos.
 
Período de Cânticos: Escolha cânticos que enfatizem o tema do encontro. 
 
EDIFICAÇÃO: DISCIPLINE, NÃO MACHUQUE SEU FILHO (Provérbios 19.18)
 
1. Um projeto de lei estabelece que “a criança e o adolescente têm o direito de serem educados e cuidados pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar, tratar, educar ou vigiar, sem o uso de castigo corporal ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação, ou qualquer outro pretexto”. (“Castigo corporal” é uma “ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física que resulte em dor ou lesão à criança ou adolescente”. “Tratamento cruel ou degradante” é uma “conduta que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize a criança ou o adolescente”. Este é um projeto aceitável?
 
2. Como conciliar, se é possível, este projeto de lei com Provérbios 23.13-14?
Jesus praticou a pedagogia da suavidade com as crianças (Mateus 19.14);  No Antigo Testamento, educar é ensinar com persistência e conversar com as crianças, “quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar” (Deuteronômio 6.7). A suma pedagogia do livro de Provérbios segue a mesma escola: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (22.6).  É neste contexto maior que deve ser colocada a vara. O uso da vara pressupõe um princîpio: eduque seu filho. A vara é uma norma cultural, que pode ser suprimida, desde que não se suprima o princípio: eduque. 
 
 
3. Como enfrentar a epidemia de maus-tratos contra as crianças em casa?
R.: Livre
 
(Roteiro preparado por Sandra Mara de Souza)