Promova o civismo em sua igreja

Uma boa experiência que compartilho e recomendo é a realização de cultos cívicos no domingo que antecede ao 7 de setembro. Temos feito isto em nossa igreja. Começamos com a entrada da bandeira e o canto do hino nacional brasileiro. Um coro (no nosso caso, tem sido o de Oficiais da Marinha Brasileira) participa integralmente de todos os momentos, entoando até mesmo peças sacras. Convidamos também os militares da igreja para que venham uniformizados. A mensagem versa sobre questões de civismo. A bandeira fica no púlpito durante semanas, até ser retirada em cerimônia igualmente pública.

O objetivo é mostrar a nossa responsabilidade como cidadãos. Não se trata de baba-ovar governos. Por isto, não convidamos políticos. Convidamos os militares porque, infelizmente, por dever de ofício, são os únicos que são formados a pensar nisto. Mais organizações deviam se empenhar neste cuidado.
É um dos momentos mais bonitos do nosso calendário litúrgico. Nós temos a responsabilidade de formar cidadãos. A Bíblia nos orienta neste sentido e não podemos e não devemos fugir.
Se você pretende celebrar um culto cívico em sua igreja, eis algumas sugestões:
 
1
CERIMONIAL PARA ENTRADA DA BANDEIRA
1) O dirigente fala: "Dando continuidade ao cerimonial militar e tendo em vista o encerramento das atividades do mês cívico em nossa igreja, procederemos agora com a saída do Pavilhão Nacional. Convido a congregação a colocar-se de pé para a entrada do Porta-Bandeira."
 
2) Porta-bandeira entra sem música, pega a bandeira e posiciona-se de frente para a congregação.
 
3) O dirigente fala " Entoaremos agora o Hino Nacional. Letra de Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manoel daSilva."
 
4) Porta-bandeira coloca a bandeira na posição vertical apoiada na faixa verde e amarelo. Imediatamente após isso, o regente dacongregação inicia o canto do hino.
 
5) Finalizado o canto começa o exórdio para a saída da bandeira nacional (CD na equipe de som). No momento determinado o porta-bandeira sai com a bandeira e o exordio é encerrado.
 
Veja também as regras para entrada da Bandeira Nacional.

CLIQUE na Legislação sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais

Acesse e adapte para a sua realidade

Para ler MENSAGENS sobre participação política, CLIQUE AQUI

Com um abraço do
ISRAEL BELO DE AZEVEDO

plugins premium WordPress