EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO (Luiz Sayão)

alt

Talvez uma das doutrinas mais difíceis e debatidas seja a doutrina da Trindade. A pergunta levantada é: Como pode haver um único Deus se existe o Pai, o Filho e o Espírito Santo? Apesar da dificuldade, não há nenhuma dúvida de que a doutrina da Trindade é bíblica e absolutamente fundamental no cristianismo bíblico. Uma das grande provas disso é a formula trinitariana que aparece na Grande Comissão em Mateus 28.19: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Observe bem o detalhe desse versículo: “… batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”. Apesar de serem três pessoas, a palavra nome está no singular. Vemos a unidade e a diversidade de Deus num mesmo versículo.

Todavia, a pergunta persiste: “Se Deus é um só, como pode ele ser três ao mesmo tempo?” Nunca responderemos plenamente esta questão. Aqui temos um dos grandes mistérios da fé. Um mistério é uma verdade que excede nossa capacidade de entendimento. Nem tudo o que sabemos sobre Deus é plenamente compreensível a nós, criaturas limitadas. A verdade é que, em nossa lógica simplista, não conseguimos entender a trindade de Deus. O problema não está em Deus, mas sim em nossa limitação. Ele é ao mesmo tempo um só Deus, mas existe em três pessoas. Como não conhecemos nada semelhante, essa doutrina parece difícil de assimilar.

Apesar de sua dificuldade, a doutrina da Trindade tem implicações práticas muito importantes para nós. Em primeiro lugar, ela nos explica porque o universo é o que vemos. Ele é formado de diversidade e unidade. Somente o Deus cristão dá base para entender o universo, pois Deus possui unidade (um só) e diverso (três pessoas) ao mesmo tempo. Outra consideração prática é o fato de que Deus não precisou criar o homem e os demais seres por alguma necessidade. Ele não estava sozinho no universo, pois ele sempre existiu nas pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo em eterno amor mútuo.

Algumas considerações importantíssimas sobre a Trindade não podem ser esquecidas:

  1. Deus é um só, e não três deuses (Deuteronômio 6.4)
  2. Mesmo sendo um Deus, são três pessoas (Mateus 28.19)
  3. O Pai é Deus (1Coríntios 8.6)
  4. O Filho é Deus (Hebreus 1.8; João 1.1)
  5. O Espírito Santo é Deus (Atos 5.3-4)

 
(Luiz Sayão)