PARA LER O 1º E O 2º LIVRO DE SAMUEL (Michel Ferreira)

alt

Título: 1º e 2º livro de Samuel

Total de capítulos dos dois livros: 55 capítulos

Capítulos de 1º Samuel: 31  Versículos: 805

Capítulos de 2º Samuel: 24  Versículos: 695

Total de Versículos: 1.500

Tempo aproximado para leitura: 240 minutos

 

Podemos tirar variadas lições de 1 e 2 Samuel, pois são livros recheados de detalhes importantíssimos acerca da soberania de Deus, todavia, se  lidos de forma rápida, muitos pontos relevantes passarão despercebidos.

Entendo que o tema central nos dois livros reside na Soberania Divina, pois Deus deixa mais do que claro que não há que se falar em reinado nem tampouco monarquia, se o rei, seja Saul ou Davi, não fundamentar seu governo nos caminhos e ordenamentos divinos.

Resta bem evidente a necessidade de obediência ao Senhor para que o Reinado de Israel pudesse caminhar bem.

Saul começou bem, obedecendo ao Senhor, porém, desobedecê-lo por duas vezes seguidas foi suficiente para tirá-lo do reinado de Israel.

Com Davi foi um pouco diferente, tendo em vista seu arrependimento verdadeiro e a aliança que Deus tinha realizado com o mesmo, onde prometeu não desprezá-lo. De qualquer forma ficou bem claro que quando Davi se desviou dos propósitos divinos mesmo que de forma temporária, tudo começou a desmoronar.

O povo precisava entender que não necessitava na verdade de um rei, pois já tinha em seu favor o Rei dos reis, Senhor dos senhores, todavia, Deus através de seus propósitos deixa como lição ao povo de Israel que mesmo com uma monarquia, nunca haveria possibilidade de ser viver longe dos ordenamentos divinos e que o Rei só poderia prosperar se vivesse debaixo dos mandamentos do Senhor dos Exércitos.

Fora dos parâmetros divinos de nada adiantaria monarquia, pois mesmo com rei, o povo de Israel sempre pereceria, se o mesmo não estivesse em consonância com o Senhor.

 

ESTRUTURA

A estrutura do 1º e do 2º livro de Samuel apresentada de forma conjunta, para melhor compreensão, pode ser vislumbrada nos seguintes moldes:

 

Esboço do 1º livro de Samuel

1-Período anterior à monarquia: Deus governa e resgata o seu povo. (caps. 1-7)

2-O início da Monarquia: O Povo exige um rei. (caps. 8-12)

3-A escolha do povo: O reinado e a rejeição de Saul. (caps. 13-15)

4-A escolha de Deus: Ascensão de Davi e queda de Saul. (caps. 16-31)

Esboço do 2º Livro de Samuel

1-Deus eleva Davi ao trono sobre Judá e Israel. (caps. 1.1-5.5)

2-Davi ganha uma cidade e uma promessa duma dinastia perpétua. (caps. 5.6 –10.19)

3-Davi peca e sofre as conseqüências. (caps. 11-20)

4-Epílogo: As últimas palavras sobre o reinado de Davi. (caps. 21-24)

 

SOBRE A AUTORIA 

Em nenhum momento seja no 1º ou 2º livro de Samuel, encontramos alguma referência certeira que tais livros foram escritos pelo profeta Samuel, ou seja, apesar de constar o nome de Samuel nos dois livros, nada comprova a autoria do mesmo de forma absoluta.

A declaração constante em 1 Crônicas 29:29 nos faz acreditar que Samuel foi co-autor de 1 Samuel com Natã e Gade, que dariam continuidade ao livro, conforme se presume, pois Samuel morre antes do término do livro. Cabe frisar também que os dois livros de Samuel originariamente eram um só.

 

SÍNTESE TEOLÓGICA                  

Para facilitar a leitura de 1 e 2 Samuel, basta-se verificar alguns temas centrais da somatória dos dois livros.

Os livros de Samuel registram a transição da teocracia para uma espécie de monarquia, bem como as fases de estabelecimento dessa monarquia requerida pelo povo de Israel, o que também trouxe grandes conseqüências para o mesmo.

As fases de estabelecimento dessa monarquia podem ser observadas por intermédio de três pessoas, Samuel, Saul e Davi.

Tudo começa nos últimos dias dos juízes com o último desses juízes e também profeta Samuel que foi chamado para guiar Israel em momentos bem complicados.

Samuel ungiu a Saul como rei, que foi rejeitado pelo Senhor e fracassou; além disso, Samuel também ungiu Davi, que apesar de seus erros teve seu reino estabelecido pelo Senhor.

Saul começou bem seu reinado, porém, sendo volátil, começou a desobedecer ao Senhor e teve como conseqüência de seus pecados, a perda do reinado assim como a sua morte.

Antes de Saul morrer o Senhor já havia escolhido Davi para reinar em seu lugar, porém, a consolidação definitiva do reinado de Davi só se deu mais na frente, sendo seu início e consolidação mais verificados em 2 Samuel.

Em 2 Samuel verificamos as atividades de Davi pós morte de Saul, bem como tudo caminhando para a concretização definitiva de seu reinado.

Através desses três personagens e partindo deles, temos uma boa síntese teológica, sobre os dois livros citados, onde tudo começa da uma transição da teocracia para monarquia e termina na consolidação dessa monarquia através de Davi por causa da vontade e soberania divina.

 

 

PARA LER DEVAGAR

Um texto muito verdadeiro e interessante é o de 2 Sm 12, onde consta a repreensão que Davi recebe do profeta Natã.

A lição que se pode tirar desse texto é que muitas vezes estamos tão aprofundados no pecado, estamos tão frios, estamos tão longe de Deus que não conseguimos perceber a nossa situação pecaminosa.

Davi cometeu adultério e matou um homem, todavia, mesmo assim estava agindo como se nada tivesse ocorrido, e quantas vezes não fazemos o mesmo. Pecamos e levamos nossa vida como se tudo estivesse bom e normal, todavia na verdade, estamos tão aprofundados nos pecados que cometemos que agimos como se nada estivesse acontecendo e tudo caminhasse normalmente, pois nessa condição, ficamos cegos, assim como Davi ficou.

 

O TEXTO QUE MAIS TOCOU MEU CORAÇÃO

Sem dúvida alguma o texto que mais tocou meu coração foi o de 1 Sm 17, onde consta a batalha entre Davi e Golias. Neste texto temos um verdadeiro exemplo de confiança em Deus por parte de Davi, que tinha todos os motivos para temer, todavia fez justamente o contrário, olhou somente para Deus em todos os momentos em que Israel foi afrontado pelo gigante Golias.

No versículo 45 do capítulo 17 de 1 Samuel, Davi declarou que ia lutar contra o gigante em nome do Senhor dos Exércitos, ou seja, Davi tinha o coração cheio de fé, de certeza que iria vencer, pois na verdade estava fundamentado na vontade de Deus e não em sua própria vontade.A certeza que Deus coloca em nossos corações nos impulsiona de tal modo, que não conseguimos temer a nada nem a ninguém.

Muitos declaram variadas coisas em nome de Deus, quando na verdade, Deus nada tem a ver com essas situações em que querem colocá-lo, logo, outro resultado não há, a não ser a derrota; sem Deus em nossas batalhas, a derrota é certa.

O problema ocorre quando estamos longe ou fora do foco da vontade de Deus e queremos fazer as coisas de nossa maneira, nesse caso, em regra, perdemos as batalhas, pois a declaração de Davi no versículo 47 (A batalha pertence ao Senhor), não pode ser dita por nós, ou seja, todas as batalhas que lutamos não pertencem ao Senhor. Longe de Deus, a batalha é nossa e não dele, salvo quando ele intervém por misericórdia.

TEXTOS DIFÍCEIS

Tenho que confessar que o texto de 1Samuel 28 referente a Saul e a Médium de En-Dor é um dos mais complicados e divergentes que já vi nas escrituras sagradas.

A grande problemática reside no fato de saber se Saul ao consultar a Médium falou ou não com Samuel, ou seja, é possível o contato com os mortos, vez que Samuel já estava morto?

Conforme já dito a questão é muito divergente e tem correntes teológicas para todos os gostos, vejamos:

Grande parte dos teólogos entende que o próprio Samuel, mesmo morto, voltou para falar com Saul. A problemática desse pensamento é que Deus condena a necromancia e deixa expresso em Hebreus 9:27 que após a morte vem o juízo, extinguindo no caso a possibilidade de contato pós morte, não merecendo tal corrente teológica prosperar.

Outra corrente de teólogos entende que a médium foi usada por um demônio ou espírito maligno que acabou enganando Saul. A problemática dessa opinião é considerar a possibilidade de um espírito maligno profetizar, porém, como é sabido por todos, há espíritos de adivinhação como o que Paulo expulsou em Atos, logo tal corrente merece ser analisada com mais cuidado.

Outra parte entende que a médium era uma impostora, uma farsante  e conhecia a profecia de rejeição de Saul  e a usou para enganá-lo.

Outra corrente entende que em alguns casos especiais Deus permite tais contatos, logo, este caso suscitado foi uma exceção à regra. Problemática: Se Deus em alguns casos permite tais contatos com os mortos, por que Saul foi condenado por Deus em consultar uma médium, vez que em alguns casos ele permite? Com a devida licença, entendo que tal entendimento carece de amparo bíblico.

Outra parte de estudiosos declara que até há possibilidade de contato com os mortos, todavia, apesar dessa possibilidade de contato, Deus condena tal prática, ou seja, pode ocorrer, mas Deus vai condenar.

Outro entendimento declara que no caso em tela a médium estava sendo usada por um espírito que fingia ser Samuel.

Existe uma corrente doutrinária de parte do judaísmo que afirma que no prazo de 01 ano a alma do ser humano ainda pode perambular, após o prazo de 01 ano a alma do ser humano sobe para nunca mais voltar, logo, Samuel estava no prazo para falar com Saul.

Existe outra corrente também de tradições rabínicas que tem o mesmo entendimento da corrente anterior, porém, com prazo menor, ou seja, de 04 dias apenas para a alma perambular, após a alma sobe em definitivo.

Sobre este tema algumas observações devem ser apresentadas para melhor compreensão do tema e todos escolherem a interpretação que melhor lhes aprouverem.

A feiticeira disse que viu um homem com capa, porém Saul não viu nada, tudo foi intermediado pela médium. A descrição dada pela feiticeira é uma muito vaga e genérica, Saul que por si só presumiu ser Samuel, a bíblia diz que assim Samuel entendeu.

Na verdade Saul só deduziu que era o suposto Samuel quando foi mencionado pela médium o velho de capa, só assim que Saul chegou a esse entendimento.

Na Bíblia Shedd há um comentário muito interessante que advoga a idéia de que Deus não queria falar com Saul e se quisesse, com certeza não seria dessa forma, através de uma prática que o próprio Deus condena e o próprio Saul condenou. Se Samuel falasse com Saul, não falaria por si só e sim por intermédio de Deus, como Deus nada tem a ver com este tipo de prática e nem a bíblia autoriza contato com os mortos, logo, Deus não falou e Samuel não poderia falar por si só, somente enviado por Deus.

 

FATOS CURIOSOS

Um fato curioso é o registrado em 1 Samuel 17:4, onde consta que Golias tinha dois metros  e noventa centímetros e outro fato é o do homem que tinha 6 dedos em cada mão e 6 em cada pé, conforme descrito em 2 Samuel 21:20, que por coincidência também era bem alto.

 

MOMENTO EMOCINANTE

Um momento bem emocionante é o registrado em 1 Samuel no capítulo 1, quando o Senhor concede a petição de Ana (que era estéril) e a faz engravidar, nascendo então o profeta Samuel.

A maior lição desse texto é que Ana foi humilhada varias vezes por Penina, todavia, Deus exaltou Ana no fim de tudo e ganhou um lindo hino de louvor registrado no capítulo subseqüente.

 

VIVENDO OS ENSINOS DE 1 E 2 SAMUEL

Fato que muito me incomodou na leitura dos dois livros é que constantemente, Davi em tudo que fazia consultava ao Senhor.

Todas as vezes que Davi saia para guerra, parava e consultava ao Senhor para saber se deveria ou não guerrear e se Deus iria dar vitória ou não sobre os filisteus. Este é um fato simples que quem lê a bíblia com pressa acaba não percebendo a relevância do assunto.

Davi tinha consciência clara de que sem o Senhor dos Exércitos ele e o seu povo que iriam perecer, por isso, fazia questão de buscar orientação divina.

Nós, a começar por mim, infelizmente não fazemos assim, pelo contrário, primeiro executamos tudo de nossa maneira, da forma que mais nos agrada e depois que tudo dá errado pedimos socorro ao Senhor.

Outra questão muito importante é a consciência que Davi tinha de que a batalha pertencia ao Senhor e não a ele mesmo, por isso Davi vencia, pois quem vencia e pelejava era o Senhor.

Nós insistimos em batalhar em guerras que não vão nos levar a lugar nenhum e o que é de fato para ser batalhado por nós, deixamos para Deus ! Invertemos tudo!

Outro fato precioso foi o arrependimento genuíno de Davi, a conseqüência do pecado que ele teve que pagar, que foi a morte de seu filho e a consolidação de seu reinado ao término de 2 Samuel.

Davi foi perdoado através do amor divino, pois, apesar de não poupar a vida de seu filho, mais na frente, fez Davi reinar definitivamente conforme profetizado. O fato de sermos alcançados pela graça não quer dizer que podemos viver deliberadamente no pecado e que não vamos colher as conseqüências do pecado, porém, também não quer dizer, que caso pequemos Deus não vai nos perdoar e nos abençoar tendo em vista nossos erros e falhas.

Conforme já dito, a maior lição é que Deus é soberano e estar ao seu lado e sob sua orientação significa prosperar, assim como Davi prosperou em tudo que fazia. De forma alguma essa prosperidade é referente a dinheiro e sim acerca do conhecimento maior da graça, do amor e da presença de Deus.

 

PARA MEMORIZAR

“Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.” (1Samuel 15:22)

“Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei”. (1Samuel 15:23)

“Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”. (1 Samuel 17:45)

“Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos”. (1Samuel 17:47)

“O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam”. (2Samuel 22:31)

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BALDWIN, Joyce, Introdução e Comentário, São Paulo: Vida Nova, Cultura Bíblica, 1996

CHAMPLIN, Russel Norman, O Antigo Testamento Interpretado: Versículo por Versículo, Volume 2, 1 ed. São Paulo: Editora Candeia, 2000.

GENEBRA, Bíblia de Estudo. São Paulo e Barueri: Editora Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

NOVA VERSÃO INTERNACIONAL. Bíblia Sagrada, traduzida pela comissão de tradução da Sociedade Bíblica Internacional- São Paulo.

PINTO, Carlos Osvaldo Cardoso. Foco e Desenvolvimento no Antigo Testamento: Estruturas e Mensagens dos Livros do Antigo Testamento, São Paulo: Hagnos, 2006.

SHEDD, Bíblia de Estudo. São Paulo: Vida Nova; Brasília, 1997.

WIERSBE, Warren W, Comentário Bíblico: Volume I, Antigo Testamento, Geográfica Editora, Santo André, SP, Brasil, 2009.

VIDA NOVA, Comentário Bíblico: Vida, D.A Carson, São Paulo, Vida Nova, 2009.

 
(MICHEL FERREIRA)

plugins premium WordPress