Mudanças, de novo (ADALBERTO ALVES DE SOUSA)

alt

Ainda está disponível aqui na seção o texto intitulado “Mudanças – você as percebe?”, cuja leitura ou releitura eu recomendo.

É interessante o que ocorre com as palavras. Veja, por exemplo, o que ocorreu com “velho”. Este termo hoje em dia é usado preferencialmente para se referir àquilo que ficou ultrapassado, perdeu a importância. Não é elegante falar em homem velho ou mulher velha. Daí que “antigo”, para praticamente tudo, e “idoso(a)” para pessoas ganharam status. Não faltaram os criativos para introduzir no uso uma série de expressões, como terceira idade, melhor idade e outras não tão criativas.

Essa tendência passou a ser observada pelas versões bíblicas: o Velho Testamento deu lugar ao Antigo Testamento, e isso já faz muito tempo, mas ainda há muitos saudosistas por aí pregando no Velho Testamento.

Um outro uso que caiu de moda foi o dos algarismos romanos, talvez pelo fato de o povo não ter intimidade com eles. Assim, eles foram também abolidos nos nomes daqueles livros da Bíblia com mais de um volume, embora aqueles saudosistas continuem escrevendo I Samuel (I Sam.), II Crônicas (II Crôn.), e não 1Samuel (1Sm), 2Crônicas (2Cr), como se escreve hoje.

Por que estou voltando a este assunto? Porque leio pelo menos 300 páginas de texto evangélico original (aquele que ainda não passou pela revisão) por mês e constato que essas mudanças ainda não foram assimiladas por muitos dos nossos redatores atuais.

Ora, se essas mudanças, que ocorreram há décadas, ainda não foram percebidas, o que dizer das mudanças introduzidas no português pelo novo Acordo Ortográfico?
Para resolver os problemas mais frequentes com essas mudanças, eu tenho algumas sugestões.
A primeira é habilitar em seu computador a correção ortográfica do Windows, grátis, disponível para quem tem o Windows 7. 
Se a versão do seu computador é mais antiga, você pode, após concluir seu texto, adotar o seguinte procedimento: Editar, Localizar ü, Substituir por u – e todos os tremas do seu texto serão apagados; Editar, Localizar éia, Substituir por eia – e palavras como ideia e assembleia ficarão grafadas corretamente (isso também vale para óio e óia); Editar, Localizar êe, Substituir por ee – e formas verbais como creem, leem, veem, deem ficarão grafadas corretamente; Editar, Localizar ôo, Substituir por oo – e palavras como voo, enjoo, perdoo ficarão grafadas corretamente.
Dá trabalho? Dá. Mas, se você se preocupa com a própria imagem, como compensa!

ADALBERTO ALVES DE SOUSA