Se você vive sozinho, ore por aqueles que vivem em familias. Eles precisam da sua oração.
Se sua família não está experimentando conflitos ameaçadores, agradeça a Deus pelos familiares que tem e peça a Ele para ajudar vocês a serem cada vez mais fortes e a continuarem servindo ao Senhor. Ajude a sua igreja a ter um ministério relevante para as familias.
Se o conflito tem desorientado a sua família, eis algumas sugestões:
. Não desista da sua família
Ela é a melhor coisa da sua vida. A separação, por exemplo, só não dói na novela. Na vida real, é um trauma que traz sofrimento para a vida toda. Para os filhos, sair de casa é mais uma rima do que uma solução. Para o conselho dos ímpios, os laços não são importantes, mas os que têm laços rompidos sabem que não há ruptura sem sangue.
. Procure ajuda.
Não se esconda. É verdade que tudo que o ocorre no recôndito do seu lar só deve interessar a você e a Deus. No entanto, também é verdade que Deus coloca pessoas para ajudarem você a ser o que Ele quer que você seja. Deus fez a família para ser feliz. Não aceite uma vida familiar atribulada. Use os recursos que Deus disponibiliza você.
. Aconteça o que acontecer, viva uma vida santa.
Se você não tem sexo em casa, não se desespere: viva uma vida santa.
Se você é vítima da língua de alguém em casa, não baixe o nível: viva uma vida santa.
Se você pecou, não se afunde mais ainda: confesse o seu pecado. Confesse a sua mentira, se você mentiu. Confesse a sua traição, se você adulterou.
. Ore por sua família.
Ore por seu filho todos os dias, esteja ele precisando ou não.
Ore por seu cônjuge, mesmo que ele mereça o seu desprezo ou seu ódio.
Peça a Deus para ajudar você a cumprir o seu papel no lar.
Ore por sua igreja para que ela possa ser o porto seguro das famílias.
ISRAEL BELO DE AZEVEDO