METAS (Richard José Vasques)

 alt

Temos usado esse termo para descrever nossos alvos.
Em Inglês alvo é GOAL: muito festejado em nosso futebol. Quando fazemos essa comparação parece que fica mais fácil entender o seu significado. Então alvo é onde temos de focar, onde temos de concentrar nossos esforços.
É a razão de estarmos em campo. E não podemos esquecer que temos um tempo para alcançá-lo. No caso do futebol são apenas 45 minutos de jogo em cada tempo.
Quais são os seus alvos pessoais? Quais são as suas metas. O que você está pretendendo alcançar? Já pensou nisso? O Apóstolo Paulo disse em Filipenses 3.14: “prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”
Que
prêmio você está almejando ganhar? Paulo continua em 1ª Coríntios 9.24: “Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio
(os seus alvos).” Para onde você está correndo? Em direção a qual prêmio? O que você está fazendo para chegar lá?
Para o alcance dos seus alvos é necessário levar em consideração todas as áreas de sua vida (espiritual, familiar, física – saúde, financeira, profissional – ministerial, e intelectual –educação e cultura), pois uma impacta a outra. Exemplo: você quer fazer uma viagem para um determinado local e a sua família quer ir para outro local.
Você também observa que não tem recursos financeiros suficientes para ir a qualquer um destes locais escolhidos.
No seu trabalho você não tem direito a férias no período desejado para a viagem. Um dos seus familiares tem uma consulta médica para cuidar da saúde exatamente no período desejado (daquelas consultas que você leva meses para agendar).
Note que é importante conciliar tudo, a fim de que o alvo seja alcançado. Para isso você já percebeu que é preciso planejar. Para planejar você precisa pensar. Para pensar de forma adequada, você precisa parar um tempo para isso. Para parar esse tempo você tem de também ter planejado isso, se preocupado em reservar um tempo exclusivo para isso.
Começa aqui então um ciclo. Líderes efetivos planejam tempo para pensar. Muitas vezes vamos simplesmente realizando as coisas sem qualquer tipo de planejamento ou reflexão. O nosso foco está sempre na atividade, em estar ativo, sem se importar se essas atividades estão nos levando para algum lugar, ou em direção ao nosso prêmio. Qual é o prêmio que você está buscando? Existe um ditado que diz o seguinte: “Quem falha em planejar, está planejando para falhar.”
Dessa forma, na maioria das vezes, os resultados são coisas erradas ou inesperadas, ações que exigem retrabalho e novos recursos (nem sempre disponíveis). Vale a pena estudar um pouco os seus desejos, sonhos e alvos. Você está fazendo o que realmente você gosta? Você está atuando naquilo em que você pode apresentar um melhor resultado e servir outros?
Pense um pouco nisso, escreva claramente os seus alvos e conquiste melhores resultados em todas as áreas de sua vida.
Sucesso.

Richard José Vasques, Engenheiro Civil, Senior Member e Certified Quality Engineer pela American Society for Quality desde 1988. Atua na área da qualidade e gestão desde 1983. Trabalhou na CESP (Usina Hidrelétrica de Capivara), Construtora Norberto Odebrecht (Central Nuclear de Angra dos Reis), Ministério da Marinha (Programa Submarino Nuclear) e Construtora OAS (World Trade Center de São Paulo). Desde 1995 é Diretor da RJV Consultoria em Qualidade Ltda. Examinador Sênior e Instrutor da Banca Examinadora do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) desde 1998. Consultor especializado em Sistemas de Gestão, Liderança, Planejamento Estratégico e Qualidade Total. Foi Professor do Curso de Pós-Graduação da UNIP e do MBA em RH da Integração Escola de Negócios, ambos em São Paulo. Docente Internacional do Haggai Institute (Brasil, USA e Singapore). Gideão Internacional e Membro da Igreja Batista Itacuruçá no Rio de Janeiro.