Palavra de Esperança: PELA METADE, NÃO

2Crônicas 3
 
Se hoje fôssemos descrever um templo, nós falaríamos de suas medidas, de suas cores, de seus bancos, de seus púlpitos, etc.
A descrição cronistica do templo mandado construir por Salomão é bem diferente. Temos até dificuldade de entender. Perguntamo-nos até para que tantos detalhes.
Aqui o está a razão dos detalhes.
O cronista quis destacar que tudo o que tinha ser feito foi feito; nada ficou pela metade. Quis sublinhar também que tudo foi  feito com capricho.
Gosto desta palavra capricho: seja uma obra material, como um templo, seja uma obra espiritual, como um projeto, precisa ser feito com capricho, pelo prazer que dá e para Quem é feito.
Ilustro com a seguinte história real: durante a construção de um templo, alguém observou que o piso seria coberto com um carpete e que causaria alergia nas pessoas que o freqüentassem. Ele insistiu que tratassem o piso antes da colocação do carpete. A maioria insistiu que não era necessário (ninguém veria) nem viável (atrasaria a obra). O homem insistiu e o piso foi tratado como deveria. O princípio que deriva desta história é a mesma da narrativa detalhista de Crônicas: precisamos fazer com capricho o que fazemos para Deus.