Palavra de Esperança: DEUS E A MEDICINA

2Crônicas 16.12
 
Todos os dias, quando o sofrimento chega perto de nós, surgem perguntas sobre como lidarmos com as enfermidades. Devemos só orar? Devemos só buscar os recursos da medicina.
 
Vejamos um texto bíblico que nos ajuda nesta reflexão: “No trigésimo nono ano de seu reinado, Asa foi atacado por uma doença nos pés. Embora a sua doença fosse grave, não buscou ajuda do Senhor, mas só dos médicos” (2Crônicas 16.12).
 
A Bíblia condena a atitude do rei Asa. Quando decidiu curar Ezequias, atendendo a um pedido do rei, Deus determinou que o profeta Isaías lhe levasse um remédio (2Reis 20.7. cf. Isaias 38.21).
 
Asa não errou em buscar ajuda dos médicos. Ele errou em SÓ buscar a ajuda dos médicos, sem recorrer ao Senhor Deus. Esta é a equação: devemos orar, buscar os médicos, orar e persistir no tratamento.
 
Os médicos, com os seus recursos, são instrumentos de Deus para a cura. Eles podem muito, mas não podem tudo. Quando confiamos só nEle, colocamos nele e, no fundo, em nós mesmos, toda a nossa confiança. Erramos agindo assim.
 
Nas doenças simples e nas doenças graves, devemos orar ao Senhor com fé. Deus é quem decidirá quando e como seremos curados. Se ele quiser nos curar sem ajuda médica, Ele o fará. No entanto, esta não é a lógica: se não, para que permitiria que a medicina evoluísse tanto?