Ser feliz é descobrir seu lugar no mundo.
Ser feliz é descobrir este lugar, lugar que, ao mesmo tempo, está dado e, ao mesmo tempo, tem que ser construído.
Ser feliz é descobrir este lugar, lugar que, ao mesmo tempo, está dado e, ao mesmo tempo, tem que ser construído.
CARTA A UM BEBÊ
(Lucas 2.28-35)
Diante de um bebê, a ternura se apossa de nós.
A mãe se sente, com razão, a mulher mais feliz do mundo. E é mesmo.
O pai levanta o peito quando caminha pela vida. Ele fica orgulhoso do que gerou.
Um irmão se enternecesse com seu irmãozinho.
Os amigos fazem festa.
Mais que ternura, há uma atmosfera cantarolando que a vida vale a pena.
Não foi assim com o bebê Jesus de Belém? Foi também.
Quando foi apresentado ao templo em Jerusalém, aos 40 dias de idade, seus pais estavam felizes. Provavelmente seus avós não estavam presentes, mas surgiram dois avós ad-hoc, Simeão e Ana.
Eles disseram a Jesus algumas palavras que ele não entendeu.
Eles disseram sobre Jesus algumas palavras que ele não entendeu.
Seus pais, no entanto, guardaram-nas no coração.
Essa é uma boa hora de se falar ao coração dos pais para que falem ao coração dos filhos: falem com palavras, na linguagem que o estágio de desenvolvimento for permitindo, e falem com gestos, os quais todas as idades agarram com as mãos (que é está na origem do verbo "compreender").
O "vovô" Simeão, empolgado, deu um recado que vem ecoando pelos séculos, expressando a sua imensa alegria, como a nossa, neste momento. Ouçamos o que Simeão falou aos pais e ao filho, naquele dia memorável, como são todos os dias de apresentação de um bebê. Segundo a Bíblia,
"quando os pais trouxeram o menino Jesus para lhe fazerem o que requeria o costume da Lei, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo:
— Oh Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo. Pois os meus olhos já viram a tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo.
O pai e a mãe do menino estavam admirados com o que fora dito a respeito dele.
E Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe de Jesus:
— Este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição, de modo que o pensamento de muitos corações será revelado. Quanto a você, uma espada atravessará a sua alma”. (Lucas 2.27b-35)
Imagino que, ao longo dos anos, José (que possivelmente morreu quando Jesus era um jovem) e Maria (que sobreviveu ao filho) recordaram essas palavras ao menino.
Quando chegar o tempo próprio, os pais de agora farão o mesmo. Tomo, então, a liberdade de sugerir o que poderão lhe dizer:
1
"Pouco depois que você nasceu, nós levamos você a um culto em nossa igreja e dedicamos você ao Senhor Deus.
Foi um lindo culto. Chamamos os amigos e nos reunimos com os irmãos. Preparamos tudo, com muito carinho, como sempre fizemos.
Então, o pastor pegou você nos abraços e apresentou você ao Senhor, fazendo uma oração. Nesta oração, ele agradeceu por você ter chegado em nossa família, abençoando-nos a todos. Nossa família que era feliz ficou mais feliz ainda.
Na oração, o pastor consagrou você ao Senhor Deus. Consagrar é separar. Ele disse que você pertence a Deus. Seu corpo pertence a Deus. Seu coração pertence a Deus. Sua vida pertence a Deus. E Deus divide você conosco. Você é nossa também.
Na oração, o pastor pediu por nós, para que tivéssemos integridade para desafiar você, saúde para cuidar de você, sabedoria para guiar você, dinheiro para sustentar você e fé para ensina-la a você. Esta é também a nossa oração.
Como Jesus no seu tempo, você tem ouvido e ouvirá ainda muitas coisas, tem visto e verá muitas coisas, tem sentido e sentirá muitas coisas. Como Jesus, você foi consagrada ao Senhor.
Quando isto aconteceu, você não sabia de nada, você não escolheu. E nós queremos que você escolha ser consagrada ao Senhor, a viver para o Senhor, porque esta é a maneira mais sábia e santa de viver. Só faz bem, ao corpo e à alma.
Como José e Maria, nós vamos ensinar a você a Palavra de Deus.
Nós vamos ensinar a você, com nossas atitudes de afeto e nossas palavras de amor, que a melhor decisão que uma pessoa pode tomar é aceitar para a sua vida o amor de Deus, demonstrado em e por Jesus Cristo. E nós esperamos que você faça uma escolha que reflita a sua consagração nesta noite. Esta consagração nós preparamos. A sua, quando tiver idade para isto, você mesma terá que fazer.
Deus continue a abençoar a você a fazer a boa escolha. Deus continue a nos abençoar para sermos as palavras de Deus nos seus ouvidinhos.
Nós sabemos que somos, como pais, os seus pastores. Por isto, todos os dias oraremos por você, mesmo que você não entenda bem. Todos os dias abriremos a Bíblia junto com você, mesmo que não alcance o que estamos fazendo, para que você saiba que é a Bíblia é a luz para os nossos caminhos (Salmo 119.105). Quando está escuro em casa, a gente não acende a luz? Quando caminhamos pela vida, precisamos acender a luz e esta luz é a Bíblia de Deus".
2
Agora, quero (seu pastor) recordar um pouco mais as palavras de Simeão no dia em que Jesus foi consagrado.
Aquele senhor disse: "os meus olhos já viram a tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos" (Lucas 3.30-31).
Salvação? Salvação de que? Talvez você pergunte um dia.
Vamos explicar.
Hoje o mundo é belo. Amanhã você vai ver que o mundo é belo, mas é feio também. Você vai fazer que seus colegas não vão querer dividir o lanche ou o brinquedo com você. Você vai notar que alguns não gostarão de você, sem que você nada tenha feito para isto. Você vai descobrir que alguns poderão até colocar o pé na sua frente para você tropeçar. Você vai notar que alguns colegas são muito tristes, chorando pelos cantos. Você vai observar que alguns colegas e até mesmo professores acham que podem resolver as coisas gritando. Você vai ter que ir acompanhado para a escola, porque pode ser perigoso ir sozinho. Você vai ouvir dos seus pais para não assistir a certos programas de televisão, inclusive desenhos. Seus pais vão querer saber com quem você conversa pelo computador. Hoje há vários programas para isto, como msn, orkut, facebook, twitter, skype e tantos outros. Quando você crescer, talvez eles nem existam mais, mas certamente surgirão outros, para manter você em contato virtual com as pessoas, algumas para fazer o que é bom e outros para praticar o roubo e a violência.
Você vai ver muita beleza no mundo, mas vai ver muita maldade no mundo.
Deixou fez um mundo superlindo. Deus fez as pessoas superbelas.
E Deus fez as pessoas livres.
Você hoje é consagrado a Deus, mas você é livre para viver longe dele e até contra ele. Ele nos dá essa liberdade.
Pois essas pessoas livres escolheram viver longe de Deus. Deus deixou as regras para sermos felizes, mas as pessoas inventaram outras.
Mas Deus não desiste. Ele mandou pastores para pregar; alguns ouviram, outros não ouviram.
Mas Deus não desiste. Então, ele mandou seu próprio Filho, que nasceu como você nasceu, para morrer em nosso lugar.
Já imaginamos você perguntando com seus olhinhos cheios de curiosidade:
— O que? Jesus morreu no meu lugar. O que eu fiz para merecer morrer?
Vou explicar, neném.
Quando nos afastamos de Deus, Deus ficou muito triste. Deus gosta de ver a gente por perto, assim como queremos que você esteja sempre por perto, mesmo que vá morar longe, para estudar, casar ou trabalhar. Quando você vier em casa, será bem-vindo. E você nos dará "boas-vindas", quando formos à sua casa, quando você tiver a sua.
As pessoas, acredite se quiser, não quiseram mais o amor de Deus e não quiseram amar a Deus. E cada vez mais se afastaram de Deus. Deixaram o egoísmo e a maldade tomarem conta do seu coração. Mas Deus fez a gente para amar, não para matar, mas o homem gosta de matar. Não tem tantos filmes de guerra no cinema e na televisão?
Só tinha um jeito para que houvesse paz entre as pessoas, entre as pessoas e a natureza e entre as pessoas e Deus. E Deus deu este jeito.
As pessoas tinham que pagar um preço por se afastarem de Deus e fazerem tantas coisas erradas, prejudicando pessoas e até a natureza. Sabe o que Deus fez?
Ele mesmo pagou este preço, preço muito pesado. Ele enviou seu filho.
E sabe o que as pessoas fizeram? As pessoas mataram Jesus.
Foi isto que Simeão quis dizer quando falou as seguintes palavras para Maria: "Quanto a você, uma espada atravessará a sua alma”. (Lucas 2.35)
Mas Deus não desiste.
Sabe o que Jesus disse quando estava morrendo? Ele orou por aqueles que o matavam numa cruz, pedindo ao Senhor Deus assim:
"Perdoa-lhes".
Desde então, todos aqueles que compreendem que a morte de Jesus foi no seu lugar são salvos. São salvos do seu egoísmo. São salvos da sua maldade.
Todos os que crêem em Jesus como Salvador são perdoados. Não é fantástico?
Então, todos os que crêem devem orar ao Senhor, pedindo perdão pelo seu egoísmo e pela sua maldade. Todos os que oram assim são completamente perdoados.
E passam a viver livres do seu egoísmo e livres da sua maldade.
Não quer dizer que nunca mais fazem coisas cheias de egoísmo e de maldade. Quer dizer que foram libertas destes desejos, que, de vez em quando, voltam, mas é de vez em quando; não é o dia todo, todos os dias.
Nós esperamos que, um dia, lendo a Bíblia, olhando para os seus pais, ouvindo uma pregação, escutando uma música de adoração a Deus, você compreenda que também precisa de salvação, como seus pais já precisaram e hoje são salvos.
3
As palavras de Simeão apontaram para o presente e para o futuro de Jesus.
Presente de alegria. Futuro de missão.
Jesus, ao crescer, descobriu qual era o seu lugar no mundo. Ele foi feliz.
Cada um de nós tem um lugar no mundo: o de Jesus era se oferecer como um presente para toda a humanidade, para que toda a humanidade possa ser salva.
Ser feliz é descobrir seu lugar no mundo. Ser feliz é descobrir este lugar, lugar que, ao mesmo tempo, está dado e, ao mesmo tempo, tem que ser construído.
Você veio ao mundo por ser amado, antes mesmo de nascer.
Você veio ao mundo para amar e, quando você ama, você corresponde ao amor dos seus pais e, sobretudo, você corresponde ao amor de Deus por você.
Você foi amado. Você é amado.
Por Deus e pelos seus pais.
Ame também.
O mundo precisa de pessoas que amem. Você foi feito para amar. Quando descobrir como amar, terá descoberto para que veio ao mundo.
Sabendo para quem veio ao mundo, sua vida terá sentido; sua vida valerá a pena.
Quando vierem as tempestades, fique debaixo do guarda-chuva do amor de Deus. Ele nunca o abandonará.
Quando o chão faltar, firme-se na rocha da sua salvação, que é Jesus Cristo. Ele nunca lhe falhará.
ISRAEL BELO DE AZEVEDO