A luz, na forma como a conhecemos, é uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível. Trata-se de uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. Um raio de luz é a representação da trajetória da luz em determinado espaço e sua representação indica de onde a luz sai (fonte) e para onde ela se dirige (direção definida).
Raio de Luz Raio Laser
A luz (natural ou artificial) tem funções importantes para nós, como a claridade e o calor dos ambientes. A luz concentrada tem a capacidade de eliminar um tumor maligno e permitir que a pessoa volte a ter uma vida normal. Eu mesmo passei por cirurgias em meus olhos para a correção de miopia, e deixei de usar óculos para longe. Essas cirurgias foram feitas em no máximo 10 minutos cada olho e seus efeitos positivos duram até hoje (12 anos após). A concentração da luz permitiu que a medicina a usasse nesse sentido. Isso só é possível porque a luz concentrada (laser) pode agir diretamente no ponto em questão, no ponto certo. Isso é FOCO. Focar onde é preciso. Focar no principal.
No dia 5/12/10, o Pr. Israel perguntou durante sua mensagem no culto matutino da nossa igreja: “O que é Natal para você?” Várias pessoas compartilharam o seu entendimento sobre isso e eu fiquei pensando no quanto somos dispersos, no quanto precisamos pensar no principal, naquilo que deve estar sempre em primeiro lugar em nossas vidas, o que nos leva a também pensar em prioridade.
E o que seria o principal? O que deveria ser a prioridade de nossas vidas? Para nós, cristãos, e particularmente para mim, o principal é Jesus. Porém, muitas vezes desviamos o foco do nosso olhar, do nosso pensamento e de nossas ações para outras coisas que não são tão importantes, dando a elas a importância que elas não têm. Damos importância e prioridade àquilo que é passageiro. Pare um pouquinho e pense em que você está concentrando o seu tempo, seu pensamento, sua preocupação. Você irá concluir que são em coisas passageiras, temporais. O Apóstolo Paulo disse: “Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento (FOCO) nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” (Colossenses 3.1-2).
“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro aí também estará o seu coração.” (Mateus 5.19-21). Quando buscamos as coisas do alto (eternas, que permanecem), Cristo está conosco. O hino 137 do HCC diz assim: “Porque vivo está, o amanhã enfrento; sim, vivo está, não temerei; pois eu bem sei que é dele o meu futuro; e a vida vale à pena, Cristo vivo está.”
Onde está o seu foco? No principal?
Richard José Vasques
E-mail : rjv@rjv.com.br
Website: www.rjv.com.br