PAI NOSSO (Oswaldo Jacob)

alt
Ao afirmar “Pai nosso que estás nos céus”, o Senhor Jesus nos ensina duas coisas muito relevantes: Que o Pai está nos céus e está aqui entre nós pela obra do Espírito Santo, que testifica com o nosso espírito que somos Seus filhos (Rm 8.16). Sabermos que o Pai tem todo o poder em todas as esferas do cosmos e além do cosmos. O nosso Pai está entre nós, cuidando de nós. É o Pai cujo amor é infinitamente maior do que o amor de mãe (Is 49.15). Fico impressionado com esse Pai tão amoroso e fiel ainda que sejamos infiéis. Ele é um Pai cujo amor é pródigo, extravagante, além da nossa mera compreensão intelectualizada, finita e, muitas vezes, arrogante. 
O Deus Pai está sempre presente na vida dos Seus filhos. Ele faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor (Is 40.29-31). Ele renovaas forças na vida dos que crêem. Este Pai é galardoador ou presenteador de todos os que O buscam (Hb 11.6). Um Pai indecepcionável e absolutamente interessado em nosso bem-estar. Ele é o Painosso, repito,  sempre presente na vida dos Seus filhos.  A Sua graça nos aceita e fortalece; o Seu amor nos cura e nos alimenta; a Sua justiça nos corrige e nos faz retos. É o nosso Pai da festa, da alegria porque fomos aceitos no Seu Filho. Os Seus olhos estão sobre todos os que O temem de todo o coração. Nada nos separará do Seu amor que está em Cristo Jesus, Seu Filho (Rm 8.39). 
Pai nosso, que frase preciosa! Que afirmação que nos encanta e nos faz cantar! Neste tempo de tanta paternidade irresponsável, podemos contar com um Pai que sempre nos protege. Ele nos põe em Seu colo e nos segreda o quanto nos ama. O nosso Aba é cheio de ternura e misericórdia. Ele nos ama tanto que nos corrige e sempre para o nosso bem (Hb 12.6). Que este Pai seja sempre o nosso modelo de paternidade amorosa! Que a nossa reflexão nos conduza ao arrependimento de que temos negligenciado um Pai tão fantástico, profundamente voltado para Seus filhos.