Roteiro para Pequenos Grupos — A VERDADE SOBRE NÓS MESMOS NOS LIBERTA (Da série “Academia da Alma” 5, 2)


NOSSO ENCONTRO: Qual você pensa ser a sua melhor qualidade?
 
EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 46 e agradecer a Deus por nos conhecer e ainda assim nos amar. 
 
Período de Cânticos: Escolha cânticos que enfatizem o tema do encontro. 
 
EDIFICAÇÃO: A VERDADE SOBRE NÓS MESMOS NOS LIBERTA
(Da série "Academia da Alma 5, 2)
Textos bíblicos: Gênesis 45.1-8 e João 8.32
 
1. Faça o seguinte convite aos participantes: "Relembre sua vida. Conte uma história marcante da sua infância ou adolescência. Qual o significado daquela momento para a sua vida ao longo". Dê oportunidade a que falem, controlando um tempo para que a maioria possa falar.
 
2. Por que devemos nos empenhar em nos conhecer a nós mesmos?
R.: Por várias razões. Eis algumas:
Devemos nos conhecer a nós mesmos para ver o que nos tornamos como pessoas. O apóstolo Paulo é o exemplo de um homem que se conhecia a si mesmo. O profeta ilustra a vida de um homem que não se conhecia. Devemos nos conhecer a nós mesmos para reconhecer nossas fraquezas e nossas forças. Quanto mais nos conhecemos, mais sabemos do que somos capazes e incapazes. Devemos nos conhecer a nós mesmos para não ficarmos escravos do nosso passado. O que o nosso passado pode fazer com o nosso presente está aberto a muitas possibilidades. Que não sejamos pessoas que se tornaram fontes de amargura, sarcasmo e reprovação, capazes de dizer coisas cruéis que ferem os corações dos amigos.
 
3. O que aprendemos com a reflexão de José sobre sua própria história (Gênesis 45.1-8)?
R.: José conta a sua história como um homem livre da sua história. Os anos que ficaram para trás, com todas as suas lutas e sofrimentos, com o tempo serão somente lembranças como o caminho que o conduziu à sua nova vida. Seu passado não o assombra; ele perdeu o seu peso e pode ser lembrado como o percurso traçado por Deus para torna-lo mais compassivo e tolerante em relação aos outros.
José entendeu que era amado por Deus.
 
4. O que devemos fazer com o que somos como pessoas?
R: Devemos nos aceitar como nós somos. Autoaceitar-se é concordar com as pessoas que somos. É concordar com as qualidades que temos. É concordar em viver com as limitações postas diante de nós. Afinal, "Cristo nos aceita como nós somos. No entanto, quando ele nos aceita, nós não permanecemos os mesmos. Aceitação nada mais é que o primeiro estágio do amor. Depois, ela nos expõe ao processo do crescimento. Ser aceito pelo amor de Cristo significa ser transformado". Por isto, quando a Bíblia fala de conversão, fala de transformação.
 
(Roteiro preparado por Sandra Mara de Souza)

LEIA A MENSAGEM NA ÍNTEGRA