Roteiro para Pequenos Grupos — GRAÇA: VAMOS! (Da série Academia da Alma 5/9) — Romanos 3.23-25

NOSSO ENCONTRO: Você já recebeu algum presente do qual não se achou merecedor?

 
EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 138 e orar agradecendo a Deus por nos atender, mesmo não sendo merecedores
 
EDIFICAÇÃO: GRAÇA: VAMOS!
(Da série Academia da Alma 5/9)
(Romanos 3.23-25)
 
1. Paulo faz aos Gálatas uma pergunta, já que tinham colocado a lei no mesmo nível da graça: "Que aconteceu com a alegria de vocês?" (Gálatas 4.15) Se fosse dirigida a você, como responderia? 
a) "Não, Paulo: continuo firme na alegria"? 
b) "Oh, Paulo, não sei, mas a glória da graça se foi da minha vida"?
R.: Livre
 
3. Precisamos de um "real conhecimento de nós mesmos junto com um conhecimento cada vez maior de Deus". Podemos alcançar este reconhecimento de nós mesmos e de Deus sozinhos?
R.: Muito dificilmente. O ideal é que tenhamos um mentor que nos ajude neste processo. Um mentor é uma alma amiga. Não é um profissional, embora possa sê-lo, mas alguém com quem desenvolvemos uma amizade espiritual. 
Mentoria espiritual, portanto, é um processo em que, por meio do exercício da amizade, uma pessoa participa da vida de outra pessoa, ambos sendo imitadores de Cristo.
 
4. O que podemos fazer para encontrar um mentor?
Eis algumas sugestões: 
1. Tome a iniciativa. Ninguém vai lhe procurar e se oferecer para ser seu mentor. Procure por um.
2. Liste três pessoas que poderiam ajudá-lo de alguma forma nesse papel. "Essas pessoas devem estar ligadas de algum modo à sua ou é possível ligá-las".
3. Priorize essas pessoas para orar. Comece a orar pela primeira da lista e assim sucessivamente até encontrar o seu mentor.
4. Depois de orar por algum tempo, peça-lhe que ore no mesmo sentido. Mais adiante, procure marcar um encontro inicial para conversarem sobre a possibilidade de ela vir a ser seu mentor.
 
(Roteiro preparado por Sandra Mara de Souza)