O que é Capelania Escolar?

alt
O que é Capelania Escolar?
A escola é o maior campo missionário dos nossos dias. Ao nos aproximarmos das escolas, conhecemos uma realidade desafiadora. Professores, diretores, alunos e pais estão exauridos em busca de soluções para seus conflitos e percalços. Esta realidade pode ser vista como uma grande porta aberta para que a igreja brasileira seja relevante em seu tempo, e a Capelania Escolar é o ministério que oferece “pastoreio”, consolo e um ombro confiável para que a pessoa sofrida possa compartilhar sua DOR. 

Como posso me envolver no ministério de Capelania Escolar?
Deus nos deu um dom especial (I co 7.7) que deve ser usado para transformar a vida e a realidade das pessoas.  Você pode colocar seu dom a disposição de Deus para servir como voluntário em uma escola. É muito importante que você  participe de um treinamento para saber os desafios e oportunidades das escolas em nossos dias. 

Sou funcionário de uma empresa e não tenho todo o dia livre, mesmo assim posso ser um capelão?
É verdade que Capelania e tempo de qualidade andam juntos, entretanto, você pode atuar nesse ministério de várias formas:
a)      Você pode dedicar um turno por semana em uma escola. Neste caso, é importante definir com a direção os dias e horários em que ela poderá contar com sua presença. Essa atuação, ainda que pequena, trará grandes resultados.
b)      Você pode ser um mediador na escola. Esta função permitirá que membros das igrejas de sua cidade estejam atuando em caráter voluntário dentro de suas especialidades. Por exemplo: Um médico(a)   poderá ministrar uma palestra por mês com temas que venham a interessar aos pais, professores, alunos e funcionários da escola. Um policial da igreja poderá ministrar palestras dentro da escola falando dos riscos das drogas e suas conseqüências. Outros dons poderão ser aplicados dentro dessa mesma dinâmica. É bom lembrar que todas essas ferramentas virão acompanhadas de uma aplicação espiritual.

Tenho todo o tempo livre e gostaria de ser capelão em uma escola, mas como terei meu sustento?


Hoje temos pelo menos três possibilidades de fazer Capelania. Podemos atuar em escolas: particulares, confessionais e públicas. Nas duas primeiras possibilidades o capelão é, geralmente, um funcionário remunerado pela própria instituição. Já os capelães que atuarem em escolas públicas devem ter seu próprio sustento que poderá vir:
a)      Da sua aposentadoria.
b)      Da sua família que lhe enviará como missionário.
c)      De uma igreja que fará parte do projeto “Adote uma Escola”.
d)      De uma junta missionária.
e)      Ou de outras fontes que lhe permita o sustento mínimo. 
 
Vencida essa fase, o Capelão que atuar dentro de uma escola pública se tornará em muito pouco tempo uma pessoa bastante respeitada. Seu ministério influenciará toda comunidade escolar e seus familiares. Não temos dúvidas de que a Capelania Escolar é uma poderosa ferramenta para a evangelização dos nossos dias. Concomitantemente com a evangelização, também observamos de forma prática que a Capelania tornou-se uma grande estratégia para a transformação do ser humano em seu múltiplo perfil, a saber: Bio- Psíquico – Social.

Pr. Marcio Alexandre
Diretor de Ministérios da RTM