A VISITA DE UM AMIGO ÍNTIMO (Rinalva Cassiano Silva)

O texto de Lucas 4.38-39 traz o episódio da cura da sogra de Pedro realizado pelo Mestre dos mestres. Este milagre nos mostra o poder que Jesus tinha de curar enfermos, ressuscitar mortos e operar sinais e maravilhas. 

Entretanto, o que nos interessa enfocar é a presença do Mestre na casa dessa mulher. Ele vai até essa casa e certamente fica na sala esperando ser convidado para ir ao encontro da enferma. Somente após sua presença ser solicitada, é que Ele entra e opera o milagre. 
A primeira lição que aprenemos é que não devemos invadir a privacidade das pessoas, ainda que tenhamos boas intenções. Após esse ato, a mulher oferece uma refeição, que provavelmente foi servida no lugar mais íntimo da casa, onde somente amigos íntimos adentram: a cozinha. Deve ter sido muito prazeroso para Jesus estar nessa casa e gozar do privilégio do milagre e do sentimento de gratidão ofertado por aquela senhora.
A segunda lição é que devemos ser gratos àqueles que nos oferecem algo.  Essas lições nos levam à seguinte reflexão: será que somos generosos a ponto de ajudar os que precisam de nós? Não se trata de milagre, mas de levarmos nosso apoio aos que sofrem com doenças, calamidades, necessidades materiais e espirituais.  Quero crer que um sentimento de felicidade e recompensa invade nosso coração quando agimos assim. 
Que Deus nos ajude a enxergar a graça criadora e sustentadora de nossas vidas no auxílio ao próximo. 
RINAVAL CASSIANO SILVA