Salmo 112: POR UMA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE (José Maurício Cunha do Amaral)

POR UMA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

(Salmo 112)
 
Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!   
Seus descendentes serão poderosos na terra, serão uma geração abençoada, de homens íntegros.  
Grande riqueza há em sua casa, e a sua justiça dura para sempre.   
A luz raia nas trevas para o íntegro, para quem é misericordioso, compassivo e justo.  
Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios.   
O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele. 
Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor. 
O seu coração está seguro e nada temerá. No final, verá a derrota dos seus adversários.  
Reparte generosamente com os pobres; a sua justiça dura para sempre; seu poder será exaltado em honra. 
O ímpio o vê e fica irado, range os dentes e definha. O desejo dos ímpios se frustrará. 
 
INTRODUÇÃO
 
A nossa igreja é uma igreja próspera. Ao longo dos setenta e cinco anos de sua existência, a Igreja Batista Itacuruçá tem demonstrado isto. Mas não aconteceu por acaso. Hoje, quando comemoramos nosso Jubileu de Brilhante estamos também escrevendo parte da sua história, e não podemos deixar de olhar para o passado e sermos gratos aos pioneiros que plantaram a semente que hoje estamos colhendo. Foi pensando nisso que gostaria de compartilhar sobre um tema que tem me levado a refletir sobre a importância de formularmos uma teologia bíblica da prosperidade. Prosperidade que tem sido uma referência, uma marca registrada na vida da nossa igreja. 
E todos nós formulamos a nossa própria teologia quando lemos a Bíblia ou tratamos de algum tema teológico. Não é minha intenção aqui discutir até que ponto, este ou aquele conceito está correto, em relação à chamada teologia da prosperidade, até porque, somos livres para formular nossos próprios conceitos e defendê-los. 
Também não é minha intenção criar mais polêmica em torno do assunto, pois o tema por si só já é bastante polêmico. Na verdade, minha intenção é  compartilhar com você alguns questionamentos que me faço a respeito do assunto que talvez sejam os mesmos que você tem feito a esse respeito. 
Mas confesso, muito me incomoda ouvir constantemente declarações de alguns líderes desse segmento, afirmando categoricamente, que se uma pessoa é de fato abençoada, a sua vida demonstra isso através dos bens materiais que ela possui. Para muitos, bênção virou sinônimo de prosperidade. E se essa pessoa ainda não alcançou a prosperidade que tanto almeja, segundo estes, ela precisa afastar da sua vida algum tipo de maldição que está impedindo que Deus libere sobre a sua vida as bênçãos materiais.    
Hoje, mais do que nunca, a Igreja chamada Evangélica no Brasil tem sido desafiada a adotar uma teologia da prosperidade como solução para  todos os seus problemas. A pergunta que me faço é a seguinte: até que ponto eu tenho conseguido lidar com esse assunto, sem deixar que uma visão equivocada me desvie dos propósitos de Deus? 
O salmista pode nos ajudar através do Salmo 112, apresentando-nos um caminho que nos leva a compreender melhor o que de fato significa ser próspero segundo a Palavra de Deus. 
 
1. O HOMEM PRÓSPERO É AQUELE QUE COMPREENDE OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA A SUA VIDA
 
Em todo este salmo, prevalece a idéia de que o homem justo é aquele que se parece com Deus. O salmista nos diz no verso 4: "A luz raia nas trevas para o íntegro, para quem é misericordioso, compassivo e justo". O salmista nos diz ainda no Salmo 1: "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores (verso 1). Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o o caminho dos ímpios perecerá" (verso 6).  
No conceito judaico, o "justo" é aquele que cumpre os preceitos da Lei de Deus. Ser justo, é ser íntegro. Mas como este justo é abençoado? Talvez esta seja a primeira indagação que precisamos nos fazer. 
Deus é magnificente, é soberano, é o criador de todas as coisas: "Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam" (Salmo 24.1). A Bíblia nos diz que todas as coisas pertencem ao Senhor. A Bíblia nos revela também que na história do povo de Deus muitos homens e mulheres foram prósperos e possuíram muitas riquezas.  
Temos o exemplo de Abraão. Quando Deus o comissionou  para ser "pai de muitas nações",  lhe deixou uma ordenança: "De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. SÊ TU UMA BÊNÇÃO!" (Gênesis 12.2). Deus disse a Abraão que ele seria abençoado, mas que deveria também ser abençoador.
A verdadeira prosperidade é aquela que me faz compreender que Deus firmou propósitos para minha vida para que eu não somente seja abençoado, mas para que também, abençoe a outras pessoas através da minha vida. Talvez este seja o nosso grande problema. A todo instante ouvimos frases de efeito dizendo, por exemplo: "reivindique a Deus a sua  bênção!", "tome posse das bênçãos que Deus já reservou para você!", como se Deus tivesse a obrigação de nos abençoar. Ele abençoa a quem quer, e da forma como quer. Jesus deixa muito claro a sua visão em relação às bênçãos materiais: "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas" (Mt. 6.33). A prioridade é o Reino de Deus. As bênçãos virão em consequência disso. 
 
2.  O HOMEM PRÓSPERO É AQUELE QUE VIVE PARA O LOUVOR DA GLÓRIA DE DEUS
 
Em todo o salmo vemos que a tônica são as bênçãos de Deus que se manifestam na vida deste homem que teme ao Senhor como resultado do compromisso de alguém que vive para agradar a Deus. Por essa razão, a sua vida é recompensada. A segunda pergunta que me tenho feito é: como usufruir as bênçãos de Deus na minha vida sem cometer pecado? Penso que a resposta vem da Sua Palavra: Vivendo para a glória de Deus. O salmista enumera algumas qualidades que fazem deste homem próspero alguém que vive para o louvor da glória de Deus.
 
Por exemplo, na vida do homem próspero:
 
2.1 – Sua descendência será abençoada
 
O verso 2 nos diz: "A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos". Prosperidade tem a ver com justiça, com integridade. O homem próspero é antes de tudo íntegro, e porque ele é íntegro, a sua descendência será também abençoada pelo Senhor.
 
2.2 – Na sua casa há prosperidade e riqueza, mas o que prevalece é a justiça
 
Em todo o salmo, o versículo 3 é o único em que a prosperidade material é mencionada como prova de que Deus nos abençoa na vida material também. Mas a ênfase não é a riqueza material deste homem, e sim, a sua justiça: "Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre" (verso 3).  O homem próspero, além de íntegro, é também um homem justo.
 
2.3 – Ele é generoso e socorre o necessitado
 
Vivemos numa sociedade onde o "ter" é mais importante do que o "ser". Infelizmente, em nossos dias as pessoas se tornam cada vez mais individualistas e menos altruístas. O homem próspero é aquele que sabe repartir. É aquele que enxerga a necessidade do próximo: "Distribui, dá aos pobres; a sua justiça permanece para sempre, e o seu poder se exultará em glória" (verso 9). E porque o homem prospero é generoso, Deus o abençoa. 
 
2.4 – Ele confia no Senhor e não nas suas riquezas 
 
O salmista o compara o homem próspero no salmo primeiro a um homem bem-aventurado: "Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto fizer será bem sucedido" (Salmo 1.3). Há muitas pessoas que trabalham durante sua vida toda pensando em ajuntar riquezas. Para elas o mais importante é ter um bom emprego, uma casa própria, um excelente carro, uma sólida conta bancária, como se isso fosse tudo na vida. O homem próspero não confia em si mesmo, mas a sua confiança está depositada no Senhor: "Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor" (verso 7). 
 
3. O HOMEM PRÓSPERO É AQUELE QUE SE SUBMETE AOS DESÍGNIOS DE DEUS PARA SUA VIDA 
 
Talvez esta seja chave de toda a nossa compreensão sobre a verdadeira prosperidade: os planos de Deus para a nossa vida. O profeta Jeremias nos diz: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, planos de fazê-los prosperar e não lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro" (Jeremias 29.11). Precisamos nos submeter aos desígnios de Deus para que Ele possa cumprir os planos que tem para nós.  
Quando eu recebi o diagnóstico de um câncer invasivo de mama há alguns meses atrás, fiquei bastante muito abalado e desanimado. Mas hoje, passado algum tempo, pude compreender que Deus continua tendo planos para minha vida e que ele deseja concretizá-los. 
A verdadeira prosperidade é aquela em que Deus é o centro da nossa vida, e não aquilo que nós possuímos ou venhamos a possuir. Quando perdemos a visão da glória de Deus passamos a ter o foco em nós mesmos. Jeremias nos diz que a vontade de Deus para nós é que sejamos prósperos, mas isso implica em executarmos os seus desígnios. Vivemos hoje um tempo de inversão de valores, quando as pessoas estão mais preocupadas em resolver seus problemas, especialmente os de ordem material, do que viver segundo os planos traçados por Deus para suas vidas. Podemos nos tranquilizar porque os planos de Deus, segundo as palavras do profeta Jeremias, não planos que nos causam danos. Ao contrário, segundo o apóstolo Paulo em Romanos 12.2: "para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". A vontade de Deus sempre é boa para as nossas vidas.        
 
CONCLUSÃO
 
Qual tem sido a a minha visão a respeito da prosperidade em minha vida? Qual em sido a sua visão? Será que temos nos deixado levar por uma visão equivocada? Precisamos ter cuidado para não perdermos o foco da nossa visão. Não podemos deixar de compreender os propósitos de Deus para nós que implica num compromisso de fidelidade e de integridade. De igual modo, não podemos deixar de viver para o louvor da glória de Deus que implica num  compromisso de agradar a Deus com a nossa conduta. Não podemos ainda, deixar de entender que Deus traçou planos sublimes e que precisamos nos submeter a estes planos se quisermos de fato ser prósperos. Que Deus nos ajude a formular, ou quem sabe, reformular nossos conceitos sobre uma teologia da prosperidade, que nos leve a vivermos uma vida próspera de acordo com a visão bíblica, e não, de acordo com conceitos humanos. 
 
JOSÉ MAURICIO CUNHA DO AMARAL
 
plugins premium WordPress