LEIA ATENTAMENTE ATÉ O FINAL (Habacuque de Araujo Rodrigues)

Há muitos anos, ao participar de uma entrevista no setor de recursos humanos de certa empresa, foi distribuída para todos os candidatos uma caneta e uma folha com o seguinte título: LEIA ATENTAMENTE ATÉ O FINAL E DEPOIS RESPONDA.

No entanto, o instrutor alertou que seria anotado em quanto tempo cada candidato efetuaria a tarefa.

Na respectiva folha existiam vários itens a serem respondidos, como: “Desenhe uma estrela de cinco pontas no canto superior direito desta folha”; ”Faça o desenho de uma árvore no verso desta folha, utilizando apenas figuras geométricas” e ainda “diga o seu nome em voz alta” e etc.

Contudo, o último item da folha orientava e alertava da seguinte forma: Desconsidere todos os itens anteriores. Apenas assine o seu nome no local indicado e entregue ao instrutor.

É claro que não é difícil imaginar que muitos candidatos, na ansiedade de entregarem logo a folha de volta, não obedeceram à instrução de lerem atentamente até o final e, imaginando estarem certos, passaram de forma precipitada a fazer estrelas, árvores e muitos até disseram os seus nomes em voz alta.

A leitura de versículos ou mesmo capítulos da Bíblia deve ser feita sob a mesma orientação, ou seja, devemos ler atentamente até o final, pois, se lidarmos com esses textos de forma meramente parcial, poderemos fugir do conteúdo da mensagem originalmente elaborada. Por exemplo, é muito comum hoje ouvirmos a frase “resisti ao diabo e ele fugirá de vós”, sendo omitido o fundamento da resistência que é a sujeição a Deus, pois, se é o sujeito quem pratica a ação, o fato de nos sujeitarmos a Deus, faz com que Ele mesmo passe a agir através de nós.

Neste mesmo sentido, certa ocasião,  pude acessar minha Bíblia que estava no interior de um veículo da família, que  tinha sido objeto de assalto e que por alguns dias ficou na posse dos bandidos.

Contudo, manuseando esta Bíblia, percebi que faltavam algumas folhas do livro de Gênesis, onde consta justamente a ascensão social e econômica de José.

Com isso, imaginei que, se alguma pessoa que nunca tivesse lido a Bíblia, lesse apenas aquelas páginas que ainda constavam na Bíblia recuperada, fatalmente ficaria triste com o final infeliz da história de José, depois de tantas injustiças, mesmo sendo temente a Deus.

Lamentavelmente, muitas pessoas  têm apenas o  conhecimento do Cristo ainda morto na cruz  e por não lerem a Bíblia atentamente até o final, não vivenciam a alegria de saber que a cruz está vazia, que Ele ressuscitou e hoje está a direita de Deus, intercedendo por nós e que em breve voltará.

Hoje, ainda existem pessoas que, pelo desânimo em que vivem, consideram que o final de suas vidas deverá ser mesmo infeliz. Isto se dá por desconhecerem que algumas páginas de suas vidas ainda podem ser escritas pelo Sangue de Cristo, constando numa delas a seguinte frase: “EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE E POR FIM ME DARÁ A VITÓRIA”.

A leitura e utilização do conteúdo da Bíblia devem ser feitas de forma respeitosa, completa e coerente, inclusive quando tentamos citar alguns versículos em locais diversos do contexto religioso. Foi desta forma que certo rapaz, ao tentar enriquecer sua carta de amor, destinada a sua noiva, viu-se extremamente prejudicado, pois, ao tentar adicionar na carta o versículo de I João 4,18 que diz: “No amor não existe medo, antes, o perfeito amor lança fora o medo”…, lamentavelmente ele não conferiu e escreveu apenas João 4:18, que assim diz: “ Porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto falaste com verdade”.

EM TEMPO: Dois homens foram presos com o veículo recuperado. Um deles tinha tatuado no corpo um Salmo, mas mesmo assim, foi condenado a mais de dez anos de prisão, o que poderia ser evitado, se antes de ter praticado qualquer atitude, tivesse lido o referido salmo, atentamente até o final.


Habacuque de Araujo Rodrigues