JONAS E CADA UM DE NÓS (IV) — Oswaldo Jacob

alt
Tema: “Missão,Obediência e resultados ” 
 
   Texto:Jn 3.1-10
Introdução:
a. Agora podemos perceber um Jonas quebrantado para cumprir a ordem de Yahweh. O profeta tem a segunda chance.
b. Deus nos deu uma missão muito clara – pregarmos o evangelho de Cristo a todo o mundo – e precisamos obedecercertos de que e os resultados virão pela ação do Espírito Santo que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (João 16.8-11).
c. Testemunhar do evangelho e orar são atribuições nossas, mas a ação no coração do homem é atribuição exclusiva de Deus. Os nossos irmãos do Caminho foram perseguidos pelo religioso Saulo de Tarso (Temos o belíssimo testemunho de Estevão que morreu por causa do seu compromisso com Cristo).  
d. Vejamos as lições do texto de Jonas. 
1. YAHWEH COMISSIONA JONAS PELA SEGUNDA VEZ, vv.1,2
“Deus repete a ordem dada ao homem cuja vida é um testemunho vivo do que confessara no ventre do peixe: Ao Senhor pertence a salvação. A Sepetuaginta (a tradução grega do AT) emprega a palavra kerigma em 3.1-2ss. Ele deve proclamar que Nínive , por mais ímpia que seja, ainda é objeto de preocupação de Deus, e que, a menos que ela se arrependa, será destruída”(Verkuyl). A mensagem de Jonas mostra as manifestações de Deus:
1.1. Revelando o Seu amor incondicional (Is 49.15);
1.2. Manifestando a Sua graçaabundante(Tt 2.11-14);
1.3. Utilizando a Sua misericórdia (Lm 3.22);
1.4. Cumprindo o Seu propósito desde a eternidade (Ef 1.3-14).
1.5. Para obedecer a Sua ordem expressa;
1.6. Para que o povo de Nínive ouça a Sua mensagem para a salvação.
2. O PROFETA OBEDECE IMEDIATAMENTE, vv. 3,4.
2.1. Segundo a palavra do Senhor; “a mensagem tem de ser uma mensagem tanto de ameaça quanto de promessa, tanto de juízo como de boas novas” (Verkuyl). 
2.2. Percorrendo a cidade por três dias;
2.3. Para proclamar uma mensagem urgente.
3. A RESPOSTA DO POVO DE NÍNIVE, vv. 5-10.
3.1. Creu em Deus e proclamouum jejum em humilhação;
3.2. O rei reconhece o seu pecado…”Sendo tirano e orgulhoso desce de seu trono real, troca o seu manto real por pó e cinza, e ordena a cada pessoa e animal que sigam o seu exemplo. O que Israel sempre se recusou a fazer os pagãos gentios fizeram: o cruel rei de Nínive é um antítipo dos reis desobedientes de Judá” (Verkuyl). 
3.3. O rei proclama um jejum como fruto do arrependimento;
3.4. Foi de conversão genuína (v.10). 
3.5. Yahweh é fiel à Suas promessas. O mundo pagão é um campo missionário potencialmente produtivo por uma única razão: só Ele é Deus. 
 
Conclusão: 
a. Aprendemos com este texto que Deus pode nos dar mais uma chance para mudar e servir;
b. Deus é soberano para trabalhar em nós visando o cumprimento dos Seus propósitos em Cristo Jesus, Seu Filho amado; Lutero disse: “A mão esquerda da ira de Deus foi substituída pela Sua mão direita de bênção e liberdade”. 
c. Aprendemos com a história que Jonas agora obedece. Ele obedece às ordens de Yahweh. Ele se esforça para cumprir a missão.
d. Aprendemos que quando oramos, pregamos o evangelho com fidelidade, Deus age de modo contundente, forte, com grande poder. Ocorrem mudanças espirituais e éticas.
e. O Senhor transformou a vida do povo de Nínive. Diante do juízo de Deus ou o homem se arrepende, crê e obedece; ou endurece o seu coração na incredulidade e vira as costas para Deus.