OBEDIÊNCIA (Richard José Vasques)



 

É fácil obedecer? Depende de quem devo obedecer? Parece que isso não é tão simples assim. Quando pensamos em obedecer, parece que primeiro veio uma “ordem” e que a devemos acatar. Existem organizações em que obedecer é primordial. Por exemplo, nas instituições militares a desobediência leva à “cadeia”; nas escolas, à suspensão; no trabalho, à demissão; e assim por diante. Há uma relação direta de causa e efeito.

Creio que devido a isso é que foi criado aquele ditado: “manda quem pode e obedece quem tem juízo.” Sempre falo com meus colegas, com minha esposa e com minha mãe, que eu sou uma pessoa obediente. Eles falam e eu obedeço. Pode parecer brincadeira, mas procuro viver isso, e tenho visto que o resultado da obediência é positivo e, muitas vezes abençoador.

Na semana passada eu estava preenchendo uns dados dos Gideões Internacionais, no site oficial da organização no Brasil, relativos ao nosso campo (nossa área de atuação) – Rio Tijuca. Tive muitas dificuldades para lançar os dados no site. Após tentar um pouco ainda fiquei com dúvidas; eu realmente não sabia como proceder. Comentei esse fato com a minha esposa e ela prontamente me disse o seguinte: “quem fazia isso antes de você?”. Respondi – o Marcelo. Então ela disse: “ligue para ele e pergunte como se faz.” Simples assim. Obedeci, liguei e o Marcelo me explicou como proceder. Deu tudo certo.

E se eu não tivesse obedecido? Teria ficado sem concluir o trabalho. Indo para uma viagem pelo interior de Goiás, minha mãe me disse: “leve contigo os CDs do missionário R.R. Soares para que as pessoas possam ouvir a mensagem de Cristo”. Confesso que relutei, mas levei. Por ter obedecido, os motoristas que me transportaram durante horas, de Brasília até Uruaçu, e vice-versa, puderam ouvir a Palavra de Deus. Tive a oportunidade de compartilhar o amor de Deus com eles, simplesmente porque obedeci a minha mãe.

A Palavra de Deus pede que sejamos obedientes a ela. Sabemos que para isso precisamos primeiro conhecê-la. Temos que praticar isso. Em nossa igreja temos a Escola Bíblica Dominical, onde estudamos um pouco da Bíblia a cada domingo. Depois de conhecer, o próximo passo é colocar em prática aquilo que aprendemos, obedecendo aos ensinamentos ali apresentados. Sabemos que ao fazer isso seremos abençoados e que resultados positivos irão surgir. Ao obedecermos, deixaremos de praticar coisas erradas que certamente têm potencial para nos trazer impactos e conseqüências negativas.

Para obedecer é também preciso ouvir, parar para ouvir o que está sendo comunicado e solicitado. Precisamos entender claramente a solicitação. Quantas vezes no nosso trabalho, ao ser apresentada uma nova solicitação, não prestamos atenção na mesma ou não ouvimos adequadamente o que está sendo explanado. Várias vezes concluímos, antes mesmo de ouvir o que precisava ser ouvido, aquilo que deve ser feito. E quantas e quantas vezes fazemos tudo errado, simplesmente porque não prestamos a devida atenção no que nosso superior ou colega de trabalho falou.

Assim também é com a Palavra de Deus. Deus fala conosco através dela. Precisamos prestar atenção no que Ele está falando por meio de Sua Palavra.  Só assim é que poderemos obedecer às suas instruções e orientações, que são para o nosso bem. Procure exercitar a obediência, prestar atenção no que as pessoas dizem, e lembre-se que as pessoas simples e humildes, também têm sabedoria.

A obediência (do latim obedire = obedecer) pode ser classificada como uma das virtudes e se define como um comportamento pelo qual um ser aceita as ordens dadas por outro. O termo obediência, tal como a ação de obedecer, conduz da escuta atenta à ação, que pode ser puramente passiva ou exterior ou, pelo contrário, provocar uma profunda atitude interna de resposta. (Wikipédia)

 

“A coisa mais importante na vida não é evitar os erros, mas sim praticar a obediência da . Pela obediência, o homem é levado passo a passo a corrigir os seus erros, porém nada acontecerá com ele se ele não começar (não der o primeiro passo).” (Paul Tournier)

Qual vai ser a sua ação, a sua atitude de resposta? Boa semana.

RICHARD JOSÉ VASQUES

E-mail: rjv@rjv.com.br      Website: www.rjv.com.br