NOSSO ENCONTRO: Defina como foi sua semana, usando a meteorologia (fria, quente, nebulosa, com nuvens, sol, céu azul).
EXALTAÇÃO: Ler Salmo 23 lembrando que por mais difícil que sejam alguns momentos na vida, Deus nunca nos abandona, dando-nos força para atravessá-los. Orar de mãos dadas!
EDIFICAÇÃO: TEMPO DE OLHAR PARA A NOSSA RELIGIÃO (Zacarias 7.1-1)
1. Como se sentiu lendo a carta do assassino-suicida de Realengo, com tantas afirmações religiosas?
R.: Livre
2. À luz de Zacarias 7.1-12, como podemos chamar de saudável uma expressão de fé?
É saudável uma religião que vai além do culto. Ela nos leva a amar a Deus e a todos os seres criados, humanos e animais. Se dizemos que amamos a Deus e desprezamos sua criação, nós não amamos a Deus (1João 4.20).
É saudável uma religião que tem suas convicções, mas não se impõe, não exclui as outras, não exclui os outros (Salmo 11.5).
É saudável uma religião alegre, nunca soturna. Tem cara aberta, não fechada. Seus templos têm portas livres para todos, seja para entrar, seja para sair. (Salmo 16.11).
3. Que cuidados devemos tomar para que nossa religião seja saudável?
Devemos ler a Bíblia individualmente e na comunidade. Individualmente nós a lemos e interpretamos. A comunidade nos corrige.
Devemos valorizar a razão. Uma religião saudável conhece os limites da razão, mas não abre mão dela (1Coríntios 14.32-33). Sem razão a religião pode produzir confusão.
Devemos nos autocriticar em nossas práticas, a partir de uma leitura constante e sistemática da Bíblia. Uma boa leitura da Bíblia não é um passeio por uma coletânea de textos agradáveis. São ótimos e necessários aqueles versos que nos são amargos, incômodos e difíceis de serem engolidos.
(Roteiro preparado por Israel Belo de Azevedo e Sandra Mara de Souza)