CONSTRUINDO UM TEMPLO (2): Qual o objetivo? (Amurabe Farel)

Uma igreja que está envolvida na construção de um templo e já adquiriu um terreno para esse fim, tendo antes consultado a legislação de uso do solo para se certificar que a atividade de culto religioso é autorizada para o local, vai encarar agora um novo desafio: qual o melhor aproveitamento para o terreno?

Não é uma pergunta fácil e não deve ser respondida por uma única pessoa. Se uma igreja está querendo construir um templo, ela está preocupada em crescer. Esse crescimento pode ocorrer na própria sede da igreja ou atraves de congregações e pontos de pregação. É preciso, então, analisar alguns aspectos que considero importantes para orientar o projeto de uso do terreno:

·         A igreja e sua situação atual – É indispoensável elaborar um retrato mais fiel possivel da igreja, departamento por departamento, setor por setor,  ministério por ministério. Como funciona a igreja durante a semana? E aos domingos? Como se distribui a membresia pelas faixas etárias? Quantos visitantes há em média por reunião? Quais os recursos existentes para essa empreitada? Enfim, este é o momento de conhecer muito bem quem somos e como estamos.

·          A comunidade onde a igreja atua e/ou vai atuar – Qual é a abrangência da igreja na comunidade onde atua? Qual é o perfil da vizinhança?

·          As metas de crescimento da igreja para a próxima decada – Quanto tempo a igreja precisou para ser o que é? Qual a taxa de crescimento dos últimos anos? Em que faixas etárias acontecem o maior e o menor crescimento? Quais as estratégias para suportar o crescimento?

Estas são apenas algumas sugestões de questões a serem abordadas com seriedade pela igreja. Um novo templo pode significar:

1.    Maior capacidade de público nos cultos;

2.    Mais espaço para as classes de treinamento e estudo bíblico;

3.    Maior atuação junto à comunidade em projetos evangelisticos e de ação social;

4.    Nova frente de trabalho em uma comunidade próxima.

Estes aspectos serão então motivadores para a igreja na construção de um novo templo. Quanto mais perguntas respondidas melhor o retrato que se fará e maior o envolvimento e o compromisso de todos nesse objetivo. O conhecimento da realidade da igreja, da comunidade onde se situa e de suas metas futuras, será fundamental para a elaboração do melhor projeto de aproveitamento do espaço dedicado à construção do templo em louvor ao Senhor.

AMURABE FAREL BERNARDES DE ANDRADE

Arquiteto especializado em projetos de igrejas

amurabe.andrade@gmail.com

LEIA O TEXTO ANTERIOR, CLICANDO NO TÍTULO

CONSTRUINDO UM TEMPLO (1): A ESCOLHA DO TERRENO