ESSE É O DIA (Richard José Vasques)

Hoje é o dia do aniversário do meu sobrinho Erick Vasques. O dia do nosso aniversário pode ser considerado “O Dia” e podemos até dizer: “Esse é o dia”, ou melhor, “Esse é o meu dia”. Mas só existe um dia em nossa vida? Costumo brincar que o dia do meu aniversário é o “Dia Mais Bonito do Ano”. Legal que as pessoas registram isso. Recebi cumprimentos esse ano por haver pronunciado essa frase, dizendo que o dia 26 de Maio é o dia mais bonito do ano. Foi muito legal receber a ligação de meus amigos mineiros. Mas será realmente que só esse dia é o dia mais bonito do ano? Será que só existe esse dia?

A Palavra de Deus diz assim:

Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele”. (Salmo 118.24 – Almeida Corrigida e Revisada Fiel)

Este é o dia que o Senhor fez: seja para nós dia de alegria e de felicidade”. (Salmo 118.24 – Versão Católica)

 

Existe também uma música, cuja letra é assim:

 

Esse é o dia, que o Senhor fez, me alegrarei, celebrarei

Esse é o dia, que o Senhor fez, me alegrarei, me alegrarei, celebrarei

Vai à minha frente, anda ao meu lado

É o meu escudo e o meu amado

Meu protetor, meu defensor

Suas misericórdias renovam-se a cada manhã.

 

Vemos então que cada dia é um dia, e que foi o Senhor quem o fez. Devemos então nos alegrar e celebrar esse dia, pois é mais uma oportunidade de realizarmos algo de positivo em nossa vida e na vida dos outros. No final dessa letra temos a citação de outro versículo que nos dá esperança de momentos melhores: Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!” (Jeremias 3.21-23).

Focar na esperança, na possibilidade de “sairmos do buraco”, de termos dias melhores, momentos melhores, em vez de focar no lado negativo das coisas, pois Jesus disse: Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal". Foque no hoje. Alegre-se, celebre o hoje. O amanhã ainda não existe, o ontem já passou. Permita-se curtir esse presente que Deus está lhe dando.

Talvez seja difícil pensar assim devido ao nosso corre-corre, aos problemas e situações que temos de encarar cada dia, mas se você fizer esse exercício, irá encará-los de forma diferente. Tente. Tente entender que esse é dia que o Senhor fez e se alegre nele, celebre-o. A Nova Versão Internacional (NVI) da Bíblia Sagrada apresenta assim o Salmo 118.24:

Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia.”

Veja que interessante, a Palavra diz que o Senhor AGIU. Como agiu se o dia está começando e vou começar a me alegrar nele? A Palavra nos afirma que ele AGIU, portanto temos que entender que o Senhor age a cada dia, a cada momento, em nossas vidas. Assim sendo, podemos concluir o seguinte, como um padrão de exercício diário:

 

  1. Ao entender que o seu dia começou, declare que “esse é o dia que o Senhor fez”

  2. Alegre-se nesse dia

  3. Celebre esse dia, ou faça celebrações nesse dia (identifique os motivos para isso, eles existem)

  4. Se você souber a música da letra que apresentei acima, cante-a, se não souber cite a letra várias vezes

  5. Tenha certeza (fé) que o Senhor age em sua vida

  6. Coloque sua vida nas mãos dEle e espere

  7. Descanse no Senhor (exercício)

 

Que você possa realmente usufruir da bênção que é esse dia em sua vida, com alegria. Deus o abençoe, boa semana.

RICHARD JOSÉ VASQUES

E-mail: rjv@uol.com.br Website: www.rjv.com.br