Roteiro para Pequenos Grupos — GRATIDÃO POR GRATIDÃO (2 Samuel 19.31-40)

NOSSO ENCONTRO: Qual a última que você lembra ter sigo alvo da generosidade de alguém?

EXALTAÇÃO: Ler o Salmo 100 e ter um momento com orações só gratidão, pelo amor e cuidado de Deus para conosco.

EDIFICAÇÃO: GRATIDÃO POR GRATIDÃO (2 Samuel 19.31-40)

1. O que aprendemos com Barzilai, em sua atitude para com Davi?
A generosidade não depende de NOSSAS condições ideais, que talvez jamais cheguem. Ele foi generoso sendo já muito idoso e sem saúde. Ele era rico e repartiu. Quanto a nós, por menos que tenhamos, sempre temos o que repartir. Cuidemos para que a posse de bens (ou de conhecimento) não nos torne insensíveis à necessidade do outro.

2. Que devemos fazer quando nos fazem o bem?
. Devemos prestar atenção no bem que nos fazem, porque temos sido alvos da bondade dos outros. Basta que olhemos para a nossa história.
. Devemos ser gratos como Davi. Pouco depois do gesto de Barzilai, tendo-o encontrado, desejou expressar sua gratidão em forma concreta, dispondo-se a sustentá-lo, em retribuição ao que recebera dele.
. Devemos retribuir os atos de gratidão para conosco, mesmo que o outro não queira, mesmo que o outro resista em aceitar, mesmo que não consigamos fazer-lhe o bem diretamente.

3. Davi jamais esqueceu Barzilai, abençoando até os descendentes dele. A que esta atitude nos convida?
Envolvemo-nos tanto em nossos compromissos, que não reservamos tempo para dar aos outros. Estamos tão apertados financeiramente, que não sobra dinheiro para ofertar aos outros. Estamos tão fechados que não nos sobra oportunidade para abrir os braços para os outros.
Devemos abençoar quem nos abençoa.
Devemos guardar para sempre o gesto que nos abençoou

(Roteiro preparado por Sandra Mara de Souza e israel Belo de Azevedo)