Meu trabalho com gestão organizacional requer muita concentração e leitura. Quando estamos produzindo um texto que explica como ocorre a gestão de uma organização, é preciso estar atento a tudo o que está sendo mencionado e a interação entre as partes. Você pode dizer uma coisa que contradiz outra em alguma outra parte do texto. Por isso a atenção é um requisito fundamental. Como vocês sabem, quando se usa a mente e a concentração, o desgaste é muito grande, tanto mental quanto físico. Apesar disso, gosto do que faço. Glórias a Deus por isso. É um trabalho extenuante, mas gratificante e que permite aprendizado.
Considerando essa realidade, imaginei escrever justamente sobre isso: Fazendo o que você gosta. E comecei a pensar no que escrever. No culto de domingo pela manhã, nosso pastor, Israel Belo de Azevedo, nos incentivou a lermos o livro de Eclesiastes, escrito pelo Rei Salomão, filho do Rei Davi. Hoje, ao fazer meu momento devocional, li no nosso Diário de Crescimento Cristão (publicado pela Igreja Batista Itacuruçá) o pensamento da semana, que diz assim: “Passamos a maior parte da vida no trabalho (incluída a saída de casa e à chegada). Não seremos felizes se o trabalho nos for um peso.”
Alinhamento total de idéias. Você pode se perguntar: Como isso pode acontecer? Sabemos que é Deus quem efetua em nós tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a sua boa vontade (Filipenses 2.13). Apesar de saber disso, fiquei mais uma vez impressionado. Confirmou o meu pensamento sobre o que escrever. Penso que nós todos nos enquadramos dentro do que está citado no pensamento da semana, não é mesmo. E você, como tem sido o seu trabalho? Tem sido um peso ou algo gratificante?
Penso também que, ser gratificante não quer dizer fácil, sem esforço, sem dedicação, sem aplicação do seu conhecimento e vivência no assunto. É preciso ser persistente e dedicado para concluir suas tarefas. Nosso trabalho de consultoria é sempre focado nos resultados. Precisamos finalizar e entregar ao cliente o que foi especificado, no prazo pactuado. Isso nos leva sempre a trabalhar com foco na tarefa. O que isso quer dizer? Você define as etapas de cada projeto e um prazo para concluí-la. Cada uma dessas etapas passa a ser uma tarefa, e você precisa estar focado nela para não se perder.
Qualquer descuido o tira fora do trilho e o prazo final do projeto pode ser comprometido. Isso tudo tem a ver com planejamento e estabelecimento de metas, o que lhe permite definir onde focar e quando isso deve ser feito. Mesmo fazendo assim corremos o risco de não atingirmos o nosso alvo. Com isso tudo, você ainda tem de realizar o seu trabalho, a sua tarefa. É isso mesmo, devemos ir em frente, sem desanimar. Por isso o pensamento da semana nos diz que “não seremos felizes se o trabalho nos for um peso”. Ele até ser “pesado”, mas para nós não há de ser considerado “um peso”. Essa é para você refletir.
Para que nos sintamos bem no nosso trabalho, precisamos realizá-lo com amor, entendendo que estamos agregando alguma coisa, que o seu resultado irá ajudar outras pessoas a terem uma vida melhor. Reveja como você está atuando, no que você está atuando. Se não é bem aquilo em que você se sente bem, onde pode aplicar todo o seu potencial, veja se é possível encontrar outro caminho. Quem sabe uma nova oportunidade que está se abrindo para você não está sendo considerada!
Meu desejo é que você seja feliz no seu trabalho, onde você passa a maior parte da sua vida. Que a sua ida e a sua volta ao trabalho sejam momentos de reflexão, de relaxamento (se possível) e de gratidão a Deus, pois Ele tem cuidado de nós. Todo trabalho é importante e pode contribuir para a realização de algo maior, se é que ele não é esse algo maior. Isso vai depender de quem o recebe. Faça a sua parte.
Faça o que você se dispõe a fazer com alegria, entendendo que estará agregando algum valor para alguém. Vale também refletir sobre o que o Rei Salomão chama a nossa atenção no Livro de Eclesiastes. Passe por lá, para aumentar suas fontes de reflexão. Grande abraço, boa semana.
E-mail: rjv@uol.com.br
Website: www.rjv.com.br